Saúde

Números de casos de dengue reduziu este ano em São Luís

De janeiro a agosto a redução foi de 80%, segundo a Vigilância Epidemiológica do Município.

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - O número de casos de dengue em São Luís vem caindo desde o início deste ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município, até a semana 32 (período de 1° de janeiro a 12 de agosto), houve redução de 80% no número de casos da doença em relação ao ano passado em São Luís. Até meados do mês de agosto, a superintendência registrou 879 casos notificados de dengue. No mesmo período de 2011, o número de notificações da doença passava de 4,2 mil casos.

Semelhante à redução no número de casos notificados, também houve uma diminuição de óbitos e casos graves. Foram registradas três mortes provocadas pela doença este ano, contra 10 óbitos registrados no ano passado. O número de casos graves de dengue caiu de 98 para 19. Em contrapartida, o índice de letalidade aumentou de 10,2% em 2011 para 15,7% este ano.

Região

O bairro com maior número de focos registrados é o São Francisco, com 97 notificações. O Bequimão é o distrito onde a dengue mais atingiu a população, com 235 casos registrados, seguido pelos distritos da Cohab (185), Coroadinho (149) e Tirirical (127).

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vitorino Castro, a redução dos casos se deve às condições climáticas que têm atingido a capital este ano e à intensificação do controle da doença, que levou 10 pessoas a óbito no ano passado.

Além da diminuição do índice de chuvas, o combate à dengue na capital teve eo reforço de sete carros-fumacê que foram adquiridos pela Prefeitura de São Luís. Vitorino Castro ressaltou ainda a participação da população no controle da dengue tomando alguns cuidados e permitindo a entrada dos agentes de saúde em suas residências.

“Foi feito um trabalho antecipado com campanhas educativas e mutirões que alertaram as pessoas para o que deveriam fazer dentro de suas casas, como ter cuidado com o armazenamento de água e os reservatórios que podem servir de criadouros”, disse Vitorino Castro.

O combate à dengue em São Luís foi intensificado por causa do risco de epidemia da doença este ano. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti produzido em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, São Luís teve destaque entre as capitais em situação de alerta com índice de infestação de 1,6% quando o índice satisfatório é de 1%.

Para a próxima estação chuvosa, a superintendência da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está preparando um plano para o controle da dengue que tem o reforço de mais sete máquinas nebulizadoras, que devem ser adquiridas até o fim do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.