Eleições 2012

Temas para debate são definidos em reunião na TV Mirante

No dia 4 de outubro, seis candidatos à prefeitura vão participar de debate na TV Mirante.

Thamia Tavares

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Representantes dos seis candidatos à prefeitura de São Luís, que vão participar de debate na TV Mirante, afiliada da Rede Globo se reuniram com a direção de jornalismo da emissora para discutir os temas da querela e serem comunicados sobre as regras pré-estabelecidas, na tarde desta terça-feira (25). O debate acontecerá no dia 4 de outubro, às 23h.

João Castelo (PSDB), Washigton Oliveira (PT), Edvaldo Holanda Júnior (PTC), Tadeu Palácio (PPS), Elisiane Gama (PP) e Haroldo Sabóia (PSol) participarão do debate que será mediado pelo jornalista Tonico Ferreira, da TV Globo. Ficaram de fora os candidatos Marcos Silva (PSTU) e Edinaldo Neves (PRTB).

O critério de escolha dos candidatos se baseou na colocação dos participantes do pleito na última pesquisa divulgada pelo IBOPE e a representatividade das siglas na Câmara Federal.

Quinze temas foram definidos durante a reunião. São eles: Orçamento municipal; saúde, creche, educação; mobilidade urbana (transporte, trânsito e pavimentação); cultura; segurança pública (inclui iluminação); lixo; saneamento básico; esporte e lazer; plano diretor (inclui ordem urbana); turismo; emprego; meio ambiente e habitação.

Dentre estes quinze, doze serão sorteados para serem discutidos no próximo dia 4 de outubro.

Algumas regras

-O debate terá quatro blocos de discussão e um quinto para as considerações finais que vai ter o tempo igual aos minutos não utilizados pelos candidatos em seus períodos de discurso.

-As perguntas serão feita de candidato para candidato, apenas com a condução do mediador no debate.

-O debate terá um total de 5 blocos. O primeiro, com perguntas com tema determinado; o segundo, com tema livre; o terceiro, com tema determinado; o quarto com tema livre; e o quinto será destinado às considerações finais.

-Blocos com temas determinados terão início com o sorteio do tema, pelo mediador e, em seguida, o sorteio do candidato que vai fazer a pergunta. (o candidato tem 30 segundos para fazer a pergunta), o candidato tem 1 minuto e 15 segundos para responder a pergunta, a réplica do candidato que fez a pergunta de durar 45 segundos; e a tréplica do candidato que respondeu deve durar 30 segundos.

-No início de cada bloco será feito um sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta.

-O candidato sorteado para iniciar o bloco fará a pergunta para o candidato de sua livre escolha.

-O candidato que respondeu faz a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não tenha participado.

-Cada bloco será aberto e fechado por um candidato diferente.

-Blocos com temas livres seguirão a mesma lógica dos blocos com tema determinado, apenas com a diferença de que não haverá sorteio do tema.

Candidato que faltar

Caso algum candidato falte ao debate, o lugar do pleiteador ficará vazio e apenas com uma placa identificando o nome.

Direito de resposta

Se um candidato citar um adversário de modo ofensivo, a produção poderá conceder, a este, 1 minuto para que ele responda as acusações, desde que o citado solicite o direito de resposta. O ofendido deve se manter dentro do tema.

As demais regras serão apresentadas pelo medidador no dia do debate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.