Eleições 2012

Candidatos apostam em apoio de lideranças nacionais para alavancar campanha

Washington Luiz, Eliziane Gama e Haroldo Sabia confirmam vinda de líderes partidários.

Gilberto Léda e Ronaldo Rocha/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - Os candidatos a prefeito de São Luís pelo PT, vice-governador Washington Luiz; pelo PPS, deputada estadual Eliziane Gama, e pelo PSOL, Haroldo Saboia, receberão, nos próximos dias, apoio de lideranças nacionais dos seus partidos ou de aliados. E apostam nesse tipo de manifestação para alavancar as campanhas, praticamente duas semanas antes de se iniciar o programa eleitoral no rádio e na TV.

O petista Washington Oliveira garante que o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, desembarca na capital dia 15. O dirigente vem cumprir agenda que já deveria ter sido efetivada na convenção da coligação "Juntos por São Luís" - na ocasião, a ausência de Falcão foi criticada mesmo por aliados de Washington.

"Teremos a presença do nosso valoroso companheiro Rui Falcão, que vem a São Luís mostrar que o PT como um todo acredita no nosso projeto", declarou.

Para Washington, a presença do presidente da sigla deve abrir caminho para a vinda do ex-presidente Lula a São Luís. "Temos conversado muito sobre isso [vinda de Lula ao Maranhão] e vamos aproveitar a oportunidade para conversar com o companheiro Rui Falcão sobre essa vinda também", completou.

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) afirmou ao O Estado que recebeu o apoio da ex-ministra do Meio Ambiente e que disputou a presidência da República pelo PV, Marina Silva. Ela afirmou que Marina virá a São Luís para participar de atos de campanha e gravação de vídeos, que serão utilizados em seu programa, no horário eleitoral gratuito. Eliziane crê que o apoio de Marina dará um impulso e mais representatividade a sua candidatura à prefeita de São Luís. O comitê de campanha da deputada será inaugurado hoje, no Centro.

De acordo com Eliziane, o acordo entre ela e Marina ocorreu durante um encontro, em Brasília, na semana passada, antes de a ambientalista viajar à Londres para acompanhar atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos. "Conversamos bastante e tive a oportunidade de mostrar a ela o meu plano de governo. Após analisado, recebi o apoio e a garantia de sua presença em minha campanha. Marina faz parte deste projeto", disse.

A ex-ministra, no entanto, ainda não tem data agendada para desembarcar no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. "Creio que entre quarta-feira [hoje] e quinta-feira [amanhã] vamos receber a confirmação da data específica. O certo é que ela virá em breve para participar de inúmeros atos de campanha da única candidata mulher nesta disputa. Vamos mostrar nossa força nas ruas de São Luís", enfatizou.

Para a deputada estadual, Marina Silva é um reforço de peso em sua candidatura. "Representa muito, pois temos bastante em particular. Essa candidatura nasceu no seio popular, tem uma expressão forte e única, da mesma forma como é a Marina Silva, uma mulher de garra e de coragem. Há uma representatividade ideológica enorme em Marina Silva e temos a certeza de que a sua presença será um diferencial na campanha", completou.

Presidente nacional do PSOL chega hoje a São Luís

O presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), deputado federal Ivan Valente, desembarca, hoje, em São Luís. Ele participará da campanha de Haroldo Saboia (PSOL), candidato a prefeito da capital pela coligação "São Luís, o Caminho é pela Esquerda". Ivan Valente é o primeiro presidente nacional de uma legenda a visita a cidade para participar do debate do processo eleitoral.

Fundador do Partido dos Trabalhadores na década de 1980, Ivan Valente se desligou em 2005 do partido após sucessivas crises por discordar da política econômica do governo Lula. Com mais de 40 anos de atividade política, Valente foi um dos 15 deputados mais votados nas eleições de 2010 em São Paulo, com quase 190 mil votos.

O presidente nacional do PSOL vai reforçar a agenda de campanha do candidato a prefeito Haroldo Saboia. Ele deve permanecer na cidade apenas até sexta-feira quando segue para Belém (PA) e Macapá (Amapá), onde o partido disputa com grande probabilidade de chegar ao segundo turno, assim como em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.