SÃO LUÍS - A candidata à Prefeitura da Capital pelo Partido Popular Socialista (PPS), Eliziane Gama, que tem como vice, o cabo Campos, abriu, nesta segunda-feira (6), a série de entrevistas no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes. Participaram do debate os jornalistas Mário Carvalho, André Martins e Jorge Aragão.
Eliziane Gama garantiu que fará uma prefeitura centrada no ser humano tendo como base a sua atuação como deputada estadual.
- Já estamos trabalhando e dirigindo comissões na assembleia com a criança, o adolescente, a mulher e o idoso. Vamos estender esse trabalho na condição de prefeita de São Luís. O meu sonho é o de construir uma cidade melhor tendo como essência o humano. Enfim, o meu Plano de Governo contempla os critérios da participação popular, transparência e viabilidade - enfatiza.
Aliados
Eliziane Gama reconhece que encontrou muitas dificuldades para legitimar a sua candidatura à prefeita devido a divergência interna dentro do PPS.
- O embate é uma caraterística adotada na minha trajetória de vida pública. Foi uma briga muito forte para que o partido pudesse entender a minha candidatura. No fechamento da ata tivemos um dia muito tenso. Considerei isso extremamente normal. Existem 37 candidatos a vereador no partido, militância interna, complexidade de opiniões. Tudo isso, faz parte do processo democrático. Prevaleceu o sentimento popular, dos movimentos sociais que estão participando da nossa candidatura. A nossa candidatura foi homologada. Vamos fazer uma grande campanha onde acredito na vitória - assegura.
O caos
A candidata Eliziane Gama fez críticas a atual administração definindo que São Luís vivencia um 'caos generalizado'. Ela disse que o governo abandonou a cidade em três anos de mandato e nos últimos meses resolveu trabalhar numa estratégia considerada, por Eliziane, como perversa.
Para Eliziane Gama, São Luís precisa ser uma cidade que retrate e honra os títulos que recebeu durante esses 400 anos de história.
- É necessário resgatar a história e o valor que essa cidade tem de ser Patrimônio da Humanidade, de Ilha do Amor e Atenas Brasileira. São Luís é uma ilha e não respira a condição de ilha porque os seus rios e praias estão poluídos. É necessário se construir uma frente que possa atender as aspirações da cidade - sugere.
Indagada sobre a participação do PPS na gestão do prefeito João Castelo, a candidata defende uma discussão ampla no partido e exigir dele posições mais claras e bem definidas. Na opinião dela, o 'bem social' é a essência do partido e isso não tem acontecido em São Luís.
Apoio PCdoB
Eliziane Gama disse que foi criada uma frente com uma candidatura única de oposição à Prefeitura de São Luís, mas que não houve transparência nos critérios para essa escolha. Ela disse, ainda, que a ausência do presidente da Embratur, Flávio Dino, por conta de uma problema pessoal, contribuiu na inviabilização dessa candidatura única.
- Não houve firmeza no projeto inicial de uma candidatura única. A ausência do Flávio Dino no processo possa não ter evoluído na clareza nessa candidatura única e para que as coisas tomassem um outro rumo. Prevaleceu a democracia e que todos os candidatos a prefeito que formam o bloco de oposição podem apresentar uma boa proposta para a cidade - ressaltou.
Cultura & Religião
A diversidade é prioridade na política cultural no programa de governo da candidata Eliziane Gama. Questionada pelo fato de ser evangélica, Eliziane foi categórica em dizer que será prefeita de cada um dos ludovicenses independente da cor da pele, da religião e que todas manifestações culturais legalmente instituídas serão mantidas e preservadas.
Ela defende a criação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e afirmou que a política cultural do seu governo não vai priorizar apenas o São João e o Carnaval.
Pesquisa
Eliziane disse que as pesquisas não são compatíveis com a realidade. Na opinião dela, a campanha vai começar agora com a programação eleitoral gratuita no rádio e na TV.
- Com a chegada do programa eleitoral, apesar do horário resumido de acordo com a legislação eleitoral, vamos colocar de forma efetiva o nosso programa de governo e mostrar que temos a melhor proposta. Nós vamos crescer. Vamos para o segundo turno e ganhar a eleição - acredita.
A parlamentar
Eliziane Gama, de 35 anos, natural do município de Icatu, foi eleita deputada estadual em 2010 com 38 mil votos. Em 2006, no seu primeiro mandato na Assembleia, ela havia recebido 15 mil votos.
Nesta terça-feira (7), o convidado é o candidato a prefeito de São Luís pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Haroldo Sabóia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.