Raiva

Confirmadas duas mortes por raiva humana em São Luís

A primeira morte foi confirmada pelo laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Maranhão, Alberto Carneiro, confirmou ao Imirante o registro de duas mortes por raiva humana em São Luís. A primeira foi confirmada pelo laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo, e a segunda foi confirmada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). As pessoas que faleceram eram do bairro do Tibirizinho e da Vila Palmeira

A Secretaria de Saúde está organizando uma coletiva para às 14h, sexta-feira (20), para explicar os casos registrados. Estarão presentes na coletiva o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão (CRMV-MA), Osvaldo Serra, entre outros.

A raiva

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Porém, vários outros mamíferos podem transmitir a doença, entre eles: furão (ferrets), raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

Os assinantes de O Estado poderão ler mais aqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.