SÃO LUÍS – O pecuarista e candidato a prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso (PMDB), conseguiu, após recorrer na Justiça Eleitoral, nessa quinta-feira (5), sair da situação de inelegibilidade. A vitória foi dada em uma sessão de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. José Alberto Veloso estava inelegível – pelo período de oito anos – desde março deste ano, quando, após uma ação ajuizada pelo Ministério Público (MP), foi condenado pela 13ª Zona Eleitoral em Bacabal.
Segundo o MP, o candidato havia, nas eleições de 2010, doado R$ 35 mil, valor entendido como acima do limite legal – de 10% da receita auferida no ano anterior, como prevê a "Lei de Inelegibilidade" –, mesmo sem rendimentos, à campanha de seu filho, o, hoje, deputado federal Alberto Filho (PMDB).
De acordo com o advogado do candidato, Carlos Sérgio Carvalho, ele comprovou que tinha como realizar tal doação, conforme afirmou em entrevista por telefone à reportagem do Imirante na manhã desta sexta-feira (6). "Ele comprovou, na Justiça, que tinha receita viável para isso. Agora, ele não se encontra mais na situação de inelegibilidade", disse. O advogado explicou, ainda, que o candidato havia se registrado antes do prazo legal previsto, que encerrou-se nessa quinta-feira, portanto no mesmo em que conseguiu a vitória na Justiça Eleitoral.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.