Irregularidade

Médicos do H.U. são denunciados por retirada irregular de rim

Caso aconteceu no Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ofereceu denúncia ao Poder Judiciário contra quatro médicos da equipe de nefrologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por uma série de erros que culminaram com a retirada do rim esquerdo de Josevan Ferreira Rufino. O órgão foi removido para ser transplantado na irmã dele, Jacqueline Ferreira Rufino, paciente renal crônica.

Foram denunciados à Justiça a médica nefrologista Giovanna Parada Martins, que na época era Coordenadora do Transplante Renal do Hospital Universitário, por não solicitar exame de avaliação prévia do doador; o médico cirurgião urologista transplantador Leonildo de Sousa Coelho, por participar da retirada do rim; a médica clínica-geral e nefrologista Maria Inês Gomes de Oliveira e o médico urologista Erivaldo Sousa dos Santos, por não considerarem os critérios técnicos de exclusão do doador.

Entenda o caso

Em depoimento ao MP-MA, os médicos alegaram que durante a cirurgia, realizada em agosto de 2006, foi descoberto que o rim do doador tinha três artérias renais, condição que exclui o aproveitamento do órgão para transplante. Mesmo assim, o órgão foi retirado.

No transplante de Jacqueline Rufino, a paciente apresentou uma complicação, trombose na veia externa, e o rim transplantado não apresentou circulação sanguínea. Por conta disso, o órgão foi retirado e encaminhado ao setor de patologia do Hospital Universitário.

Ao investigar o caso, a Promotoria de Defesa da Saúde de São Luís determinou a realização de exame de DNA, comprovando que o rim transplantado na receptora não foi o mesmo retirado do irmão dela. Foram realizados dois exames: o primeiro no Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o segundo no Instituto Nacional de Criminalística do Ministério da Justiça. A equipe médica, também, não explicou a origem do rim transplantado na paciente.

Em nota, a assessoria de comunicação do Hospital Universitário informou que: "A Universidade Federal do Maranhão - UFMA e seus funcionários citados na ação informam que foram prestados todos os esclarecimentos técnicos solicitados pela Justiça referentes ao caso e que o processo encontra-se ainda em tramitação. Sobre a denúncia do MP-MA junto ao Poder Judiciário, até o presente momento a UFMA não foi citada e aguarda ser comunicada oficialmente para prestar os devidos esclarecimentos perante a Justiça".

Com informações da CCOM-MPMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.