SÃO PAULO - O Ministério da Fazenda quer urgência do Congresso Nacional na apreciação do projeto que prevê a regulamentação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para mercadorias importadas que está tramitando no Senado. O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a votação da matéria pode ocorrer nas próximas semanas.
O governo propôs uma alíquota única de 4% como forma de coibir a guerra fiscal entre os estados. De acordo com o secretário, há consenso entre os governadores sobre o mérito da questão, mas o que emperra é forma como a medida será implementada.
“Temos uma concordância no mérito que não deve ser dado incentivo às importações [de maneira] diferente do que é dado para a produção nacional. Há uma discussão sobre a forma, ou seja, qual o tempo que se deve ter para a transição para até chegar a 4% e como chegar a isso”.
O secretário participou hoje (23) de um encontro internacional sobre crescimento sustentado da economia, na Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
Saiba Mais
- Maranhão depende de lei antes de taxar compras de varejistas internacionais
- Novo modelo do ICMS para importados pode avançar nesta semana
- Governadores querem mais tempo para discutir mudanças no ICMS de produtos importados
- Empresários defendem fim de incentivos do ICMS para importados
- Fundo de Participação dos Estados e ICMS são prioridades do Senado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.