SÃO LUÍS - Dados do Programa Municipal de Combate à Dengue revelam que, de janeiro a junho deste ano, 2.102 casos de dengue foram registrados em São Luís. O mês de maio foi o de maior quantitativo, com 516 casos anotados. Até o início de abril, foram notificados 707 casos de dengue. O número representa um aumento de 731,7%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os dados ainda mostram que, no mês de junho, o número de casos da doença registrados na cidade sofreu um decréscimo para 192. De acordo com Pedro Tavares, coordenador do programa municipal de combate à doença, a queda no número de casos deve-se principalmente ao término do período chuvoso.
“Durante o período chuvoso, os casos de dengue costumam se elevar na cidade. Logo após o término desse período e a chegada da estação seca, a tendência é que os casos de dengue sofram uma diminuição, como o que está acontecendo no momento”, explicou Pedro Tavares.
Bairros
Nos seis primeiros meses do ano, os bairros Cidade Olímpica, João de Deus, Ilhinha, Vinhais, Anjo da Guarda e Coroadinho foram os que apresentam os maiores índices de infestação da doença. Tavares explicou que os maiores focos também se encontram nos canteiros de obra da cidade. “Vamos trabalhar nos canteiros de obras para eliminar os focos de dengue”, afirmou.
Apesar de ter sido registrada uma queda no número de casos de dengue notificados na cidade, Pedro Tavares explicou que será dada continuidade, no segundo semestre, aos mutirões de combate à dengue nos bairros da capital. “As ações de combate à dengue vão continuar até que sejam eliminados os focos de doença na cidade”, afirmou
Mesmo dando continuidade aos mutirões de combate ao mosquito transmissor da doença, Pedro Tavares chamou atenção para o fato da sociedade em geral também se conscientizar da importância de se combater o mosquito transmissor da doença. “Nós não vamos combater efetivamente o mosquito transmissor da dengue se não tivermos a população nos ajudando nessa tarefa”, resumiu.
Mais
A dengue é uma arbovirose transmitida por mosquitos do gênero Aedes, especialmente pelo Aedes aegypti. Até hoje, foram identificados quatro tipos distintos de vírus da dengue, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3 bilhões de pessoas estejam em área de risco para contrair a doença.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.