SÃO LUÍS - Alunos do Colégio Marista do Araçagi estão tendo atividades educativas de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O projeto denominado “Xô Dengue” é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) como parte da Semana Transdisciplinar e será realizado, até sexta-feira (27), na área externa da escola. “Estamos despertando nos alunos a importância da consciência no combate a dengue”, afirmou o diretor geral do Marista, Alexandre Lobo.
As ações envolvem os 878 alunos do ensino Infantil, Fundamental e Médio. Eles estarão realizando atividades escolares relacionadas ao combate ao mosquito e têm à disposição um laboratório de entomologia para mostrar as etapas de proliferação do Aedes aegypti. “A escola é um ambiente favorecedor de um ensino de qualidade e enraizado nas questões do cotidiano”, completou o diretor.
As atividades incluem panfletagem, projeção de filme e a realização de palestras. A chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Graça Lírio, informou que os funcionários da limpeza participando. “Um curso para evitar focos do mosquito da dengue será ministrado aos funcionários para que eles também possam aprender e multiplicar as informações de combate aos criadouros”, disse.
Alunas do ensino Infantil, Ana Beatriz Seixas e Rayane Karine da Silva estavam na tenda montada no pátio da escola e receberam panfletos e orientações de combate ao mosquito. “Não devemos deixar água parada porque é um ambiente para reprodução do mosquito da dengue”, afirmou Beatriz. “A dengue mata e não devemos deixar lixo e água parada”, completou Karine.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitido por meio da picada do Aedes aegypti, que tem o mesmo tamanho de um mosquito comum, só pica as pessoas durante o dia, preferencialmente ao amanhecer e ao anoitecer, e se reproduz em água limpa e parada.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.