São Luís

Mutirão contra dengue mobiliza moradores da área do Cohatrac

Atualizada em 27/03/2022 às 12h39

SÃO LUÍS - Os bairros Cohatrac I, II, III, IV receberam nesta sexta-feira (29), o Mutirão de Ações Emergenciais Contra a Dengue em São Luís, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A caminhada organizada para marcar a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti nestas áreas incentivou os moradores a praticarem métodos corretos de armazenagem de água e limpeza de quintais e terrenos.

A concentração dos agentes de endemias, técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Estadual, da Prefeitura de São Luís, homens do Corpo de Bombeiros, Exército, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Caema, Associação de Recicladores de Lixo, Associação de Moradores, escolas e igrejas, que atuam como parceiros no mutirão, aconteceu às 8h, em frente à Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac I, de onde a caminhada seguiu pela av. Leste Oeste e outras ruas e vias do bairro.

Durante a caminhada, os carros de som que integravam a marcha contra a dengue conclamaram moradores a se engajar no mutirão participando das ações de “bota fora”, onde caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolheram materiais volumosos sem serventia, como carcaças de geladeiras e sofás velhos não mais utilizados pelos moradores.

Ao longo da próxima semana, haverá serviço de capina e limpeza de terrenos baldios e a visita casa a casa para vistoriar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Durante os oito dias de atividade na área, 20 carros fumacê também serão utilizados na nebulização espacial para combater o mosquito em sua fase adulta.

Números

A ação destinada à área do Cohatrac é a 8ª de 10 etapas programadas pelo governo do Estado, para conseguir eliminar o risco de epidemia de dengue sinalizado desde o início do ano, especificamente em janeiro quando os números davam conta de que o índice de casos vinha crescendo na capital.

Iniciado no mês passado, o mutirão que mobiliza em sua linha de frente 558 agentes de endemias tem o apoio de outras instituições. Eliminou focos nos bairros da Cidade Operária, Vinhais, Cidade Olímpica e Centro de São Luís, provocando uma queda das notificações. “Em termos de porcentagem o que se pode afirmar é que os casos suspeitos baixaram de 1.170% para 510% desde o início da campanha”, comemorou o superintendente de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro.

Mesmo com a regressão dos índices, motivada pelas ações emergenciais do mutirão, os casos notificados ainda impressionam pelo volume. Em todo o estado ocorreram até hoje 6.139 casos da doença. São Luís detém 1.067 notificações deste total, sendo 184 casos confirmados, dos quais 24 figuram como graves.

Segundo a secretária-adjunta de Ações e Serviços de Saúde, Maria Iêda Gomes Vanderlei, deve-se considerar que este ano o montante de notificações é bem maior devido a um período chuvoso mais intenso.

As informações são da Ascom/governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.