São Luís

Usuários reclamam do descaso e abandono nos Terminais de Integração

Demora dos ônibus, falta de infraestrutura, insegurança e sinalização são os itens reivindicados.

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - Um dia depois da manifestação ocorrida terça-feira, dia 22, que paralisou o Terminal do São Cristovão e interditou a avenida Lourenço Vieira da Silva, o clima no local ainda era tenso. Homens da Polícia Militar estavam nas plataformas e nas entradas e saídas do terminal para evitar indício de nova manifestação. As principais reivindicações dos usuários, especialmente no que diz respeito ao aumento da frota de ônibus para atender à grande demanda dos passageiros, ainda não haviam sido atendidas.

As paradas de ônibus no interior do terminal continuavam lotadas, o que evidenciava a demora no transporte coletivo disponibilizado para os bairros da região. "Onde é que estão os novos ônibus que foram prometidos?", indagou o eletricista Antônio José Ribeiro, usuário frequente do Terminal do São Cristovão.

De acordo com uma usuária, nos horários de pico, principalmente no começo da manhã, os ônibus não são suficientes para atender à grande quantidade de usuários. Ainda segundo Avelina Lima, o problema maior está nos ônibus que fazem linha para os bairros localizados à margem da BR-135, pois, na maioria das vezes, passam com a capacidade de passageiros muito acima da permitida. "Nós somos obrigados a nos espremer nesses ônibus", reclamou a usuária.

Os usuários ainda são obrigados a lidar diariamente com a falta de infraestrutura do local. Banheiros com péssimas condições de higiene, falta de faixas de pedestres e de fiscais para orientar são apenas alguns dos problemas do local. As guaritas, nas entradas e saídas do terminal estão desativadas.

Cohab

No terminal da Cohab, a situação de descaso e abandono se repete. Para agravar ainda mais a situação no local, o semáforo que fica na saída do terminal, dando acesso à avenida Jerônimo de Albuquerque, apresenta problemas. Conforme Ivanildo Monteiro, instrutor de uma empresa de ônibus da capital, o sinal não dá luz de advertência (luz amarela), passando direto do sinal verde para o vermelho. "A administração do terminal já está ciente do problema, mas não faz nada para resolver esta situação", afirmou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que já está ciente dos problemas apresentados pelo Terminal do São Cristovão e que já está trabalhando para atender às reivindicações dos usuários.

Durante manifestação, realizada terça-feira, dia 22, dezenas de pessoas interditaram a avenida Lourenço Vieira da Silva e o Terminal de Integração do São Cristóvão. Houve confronto com guardas municipais e policiais militares e o clima ficou tenso. A situação se acalmou somente no começo da tarde, após reunião de uma comissão com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.