Brasil

Ministro da Saúde pede apoio de empresas para combater a dengue

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h43

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou na última terça-feira (18), representantes de empresas privadas que têm interesse em ações de responsabilidade social para se juntarem ao ministério na divulgação do combate à dengue. O convite foi feito em um encontro que contou com a presença de empresas "parceiras da saúde".

"[Ante] um mosquito como esse, que tem capacidade de se adaptar ao dia-a-dia das pessoas, o ente público tem um certo limite na capacidade de combater essa doença. Os produtos de vocês [empresas parceiras] entram nas casas das pessoas, assim como os serviços, os materiais, as revistas. Queremos uma parceria com vocês para entrar na casa das pessoas e divulgar esse combate", disse o ministro.

Levantamento do Ministério da Saúde apresentado na semana anterior mostrou que 16 estados brasileiros têm estado de risco "muito alto" de sofrer uma epidemia de dengue no verão deste ano - a grande maioria nas regiões Norte e Nordeste. Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam estado de risco baixo, enquanto outros estados têm risco alto ou moderado.

A rede "Parceiros da Saúde" inclui mais de 500 empresas públicas e privadas de setores como alimentos, comunicação, telefonia, instituições financeiras e companhias aéreas.

No material distribuído aos participantes aparecem diversas alternativas para divulgar informações sobre a prevenção à dengue, como a adoção do logotipo e materiais da campanha nacional em embalagens de produtos, notas fiscais, holerites, faturas, folhetos promocionais, intranet e website da empresa ou loja.

Outra proposta é que as empresas parceiras produzam e customizem camisetas, bottons e bonés para seus funcionários.

Padilha também lembrou da importância de procurar atendimento de saúde assim que houver suspeita de dengue. "A grande maioria, mais de 90% dos óbitos de dengue são porque as pessoas não procuram a rede de atenção mais próxima da sua casa, só procuram ajuda quando já em estado avançado", afirmou.

O ministério também divulgou o site www.empresascontraadengue.com.br, que contém mais informações para empresários que tenham interesse em participar da campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.