Irregularidade

Carne continua exposta em mercados e feiras de São Luís

O JMTV comprovou a irregularidade, a partir de uma reclamação postada no VC no Imirante.

Tiago Soares/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Uma determinação da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento da Capital proíbe a exposição de carnes nas bancas ou penduradas em ganchos nos mercados e feiras da cidade. A carne deve ser acondicionada em balcões frigoríficos, a uma temperatura adequada, para melhor conservação. Mas, na prática, isso não acontece.

O JMTV-1ª Edição comprovou a irregularidade, a partir da reclamação de um internauta feita por meio do Portal Imirante.com.

O internauta Luís Carlos Silva, de São Luís, usou a página VC no Imirante para questionar a qualidade das carnes bovina e suína vendidas nas feiras da cidade. Ele diz que, apesar da determinação do uso de balcões frigoríficos, é comum ver o produto exposto, sem a menor higiene.

Denúncia constatada. Nos mercados, na maioria dos boxes, a carne sobre o balcão, e pendurada em ganchos.

O Sindicato dos Talhadores de Carne diz que o prazo realmente não existe. Mas, a adequação já foi solicitada.

A discussão ganhou maior repercussão em maio, depois que o Ministério Público Estadual e Vigilância Sanitária interditaram os quatro abatedouros de São Luís. Todos apresentaram irregularidades. E agora, têm até o dia 18 de agosto para cumprirem as adequações.

A coordenadora da inspeção sanitária do município, Rosany Aranha, reconhece o problema, mas diz que a solução não depende apenas de um órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.