São Luís

Governadora visita canteiro de obra da Hidrelétrica de Estreito

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney esteve nesta quarta-feira (5), na Usina Hidrelétrica Estreito (UHE), onde verificou o andamento da obra. A visita ao empreendimento ocorreu depois de passagens por Lajeado Novo, Porto Franco e Estreito, municípios nos quais vistoriou obras e falou com prefeitos, lideranças políticas e comunitárias.

Roseana Sarney destacou a grandiosidade da Usina Hidrelétrica de Estreito para o Maranhão e ressaltou o compromisso socioeconômico feito pelas empresas que compõem o Consórcio Estreito Energia (Ceste).

“O Maranhão se sente realizado em poder participar deste investimento. Vejo a preocupação também quanto ao período de pós-obra, quando o consórcio busca incrementar parcerias com o governo. Sentimos orgulho do Maranhão em poder ajudar o Brasil”, afirmou a governadora.

Conforme explicou o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, durante explanação para a governadora, a usina já gera 10 mil empregos diretos e outros 25 mil indiretos. Ele garantiu que a UHE, estará em pleno funcionamento em 2011, quando vai gerar 1.087 megawatts de energia, com capacidade de abastecer uma cidade de cinco milhões de habitantes.

“Fico feliz em receber a visita da governadora Roseana Sarney, primeira chefe do Executivo estadual a conhecer este empreendimento de perto e também os nossos programas”, afirmou José Renato Ponte.

Localizada entre os Estados do Maranhão e Tocantins, a Usina Hidrelétrica Estreito é uma das mais importantes obras em fase de conclusão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. É de utilidade pública, com investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões. A previsão é que o enchimento do reservatório seja iniciado até o fim do ano e comece a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia.

Fonte: Secom/Governo do Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.