SÃO LUÍS - Com o seminário "O Papel dos Conselheiros na Garantia de Direitos", realizado no Hotel Holiday Inn, no São Francisco, foi iniciada, nesta segunda-feira (15), a capacitação dos conselheiros tutelares e de direitos de São Luís. O trabalho é desenvolvido graças ao programa de gestão compartilhada pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), por meio da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), o Ministério Público do Maranhão, a Assembléia Legislativa, a Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão e prefeituras municipais.
Ao seminário compareceram dezenas de conselheiros tutelares de São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Rosário, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Presidente Juscelino.
O secretário de Estado de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, que participou da solenidade de abertura, destacou a iniciativa pioneira da Escola de Governo do Maranhão, de capacitar os conselheiros tutelares para que eles exerçam de forma mais eficaz e consciente suas competências legais na área da infância e juventude.
"Os conselheiros são agentes sociais que desenvolvem um papel importantíssimo, pois é a eles que a população recorre para denunciar abusos, maus-tratos e todo tipo de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. São pessoas que têm de estar bem preparadas para fazer valer a Lei, e a Escola de Governo aceitou esse desafio, de forma inédita", assinalou Luciano Moreira.
A superintendente da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Maria Eugênia Branco de Almeida, explicou que o objetivo da capacitação é ampliar os conhecimentos dos conselheiros na área dos direitos sociais, das políticas públicas e legislações específicas. O programa será executado durante 10 meses, com a realização de seis seminários, seis ciclos de palestras, 36 cursos e 12 oficinas, não somente em São Luís, mas em outras cinco regionais, abrangendo 28 municípios.
O promotor de Justiça da Infância e Juventude, Márcio Thadeu Silva Marques, que proferiu a palestra "O papel dos conselheiros na garantia de direitos", disse que merece destaque o fato de a Secretaria de Administração ter tomado a frente para a realização da capacitação. "A área da Administração, frequentemente, não é vista como um setor que se articula para a defesa da criança e do adolescente. Por isso, parabenizo o Luciano Moreira e a Maria Eugênia pela iniciativa e a todos vocês, conselheiros, pela abnegação com realizam seu trabalho", afirmou o promotor Márcio Thadeu.
Para Maria Francisca Oliveira, que trabalha no conselho tutelar de Morros, a capacitação é uma excelente oportunidade de se reciclar, obter conhecimentos, principalmente do ponto de vista da legislação. "O conhecimento, para nós, é muito importante, pois nos sentiremos mais seguros no aconselhamento a nas providências que devem ser adotadas, de acordo com o que cada caso requer", declarou.
Também participaram do seminário a representante da Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Moisilésia de Jesus Castro; a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos; a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Luvídia Serrão Caldas; além de representantes da Federação das Administrações Municipais do Maranhão (Famem), entre outros convidados.
Fonte: Secom/Governo do Estado.
Saiba Mais
- Projeto de capacitação de empreendedores criativos anuncia oficinas gratuitas no MA
- Governo Federal cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança
- Empresa abre inscrições para 1.500 bolsas de curso preparatório para certificação CPA-20
- Governo lança editais com mais de 30 mil vagas de estágio e capacitação para jovens
- Brasil precisa capacitar 10,5 milhões trabalhadores até 2023
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.