SÃO LUÍS - A vacinação contra a gripe A no Maranhão deve acontecer entre os meses de março e abril. A informação foi divulgada ontem, pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, ainda não ficou definido quantas doses da vacina serão destinadas ao estado.
Conforme informação do Ministério da Saúde, na próxima semana deve acontecer uma entrevista coletiva para detalhar o número de doses e a logística de distribuição em todo o Brasil. Em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 83 milhões de doses de vacinas. Foi fechado um acordo com três diferentes laboratórios e, conforme o Governo Federal, as vacinas custaram aproximadamente R$ 1 bilhão. O número de doses a serem enviadas aos Estados será definido pelo Ministério da Saúde, com base na realidade epidemiológica de cada unidade da federação.
Inicialmente, as vacinas contra a gripe A devem ser aplicadas em integrantes dos grupos de risco de morte pela doença, como cardíacos, gestantes, idosos, crianças e portadores de doenças que debilitem o sistema imunológico (câncer, Aids, etc.) e pessoas com doenças crônicas preexistentes (diabetes, hipertensão, problemas renais, cardíacos, pulmonares e sanguíneos). No ano passado, a gripe A contaminou 30 pessoas no Maranhão. Nenhuma morreu.
Procedimentos - A partir deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) adotará novos procedimentos com relação à gripe A. Somente serão notificados os casos com necessidade de internação. Esse assunto foi discutido no fim da tarde de quinta-feira, dia 21, por videoconferência, com o coordenador-geral de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.
De acordo com a coordenadora estadual de Vigilância da Influenza da SES, Jakeline Rios, a medida será importante para um melhor acompanhamento dos casos mais graves da síndrome respiratória aguda grave a partir de agora. "Passaremos a registrar apenas os casos mais graves", informou.
Outra medida de enfrentamento da gripe A no estado é a manutenção do Cento de Triagem da Gripe A no PAM Diamante. Atualmente, o posto tem freqüência quase nula de pessoas, mas essa situação pode se inverter mais a diante. No Maranhão, também serão criados formulários semanais para acompanhamento da infecção a partir de agora. "A tendência é de que, em todo o Brasil, existam novos casos de Influenza a partir de agora", finalizou Rios.
Sintomas da gripe A
Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°C, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.
No ano passado, o Maranhão registrou 30 casos positivos de gripe A. Destes, 29 na capital e apenas um no interior, na cidade de Açailândia. Apesar disso, não foram registradas mortes em decorrência da doença no estado. Desde agosto do ano passado não são confirmados novos casos da doença.
Saiba Mais
- Craques internacionais e joia do Vasco passaram por São Luís em 2022
- São Luís goleia Americano por 5 a 0 e assume liderança na Série B do Maranhense
- Especial 'Aqui é São Luís' será exibido neste sábado (6); confira os detalhes
- Ministro da Pesca e Aquicultura participa da abertura da 22ª Semana do Pescado no Maranhão
- Jefferson Viegas Costa é encontrado morto em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.