SÃO LUÍS - Os fóruns das comarcas de Estreito e Carolina, na Região Tocantina, serão as primeiras obras do Judiciário maranhense construídas por Parceria Público Privada (PPP). Na tarde desta quinta-feira, 21, os desembargadores Jamil Gedeon (presidente do Tibunal de Justiça) e Antonio Guerreiro Júnior (corregedor-geral da Justiça) e executivos do Consórcio Estreito Energia (Ceste) assinaram convênios para viabilizar os dois prédios.
Os fóruns serão edificados em terrenos doados pelas prefeituras municipais ao Judiciário, terão modelo construtivo da diretoria de Engenharia do TJ e ficam prontos este semestre.
A iniciativa concretiza a PPP na esfera do Judiciário maranhense e segue proposta do corregedor Guerreiro Júnior para alavancar as futuras obras da Justiça.
O assunto foi tema de palestra do consultor paulista Saulo Rodrigues, dia 13 deste mês, no auditório do TJ, após a sessão de abertura no ano judiciário. A convite do corregedor, ele falou a desembargadores, juízes e servidores sobre as bases e vantagens da PPP para o judiciário estadual.
Megaobra
Ao final da assinatura dos convênios, o presidente do Consórcio, José Renato Ponte, fez exposição detalhada, e com gráficos, sobre a obra da Usina Hidrelétrica de Estreito.
O Ceste é responsável pela construção da hidrelétrica de mesmo nome do município maranhense, na divisa entre os estados do Maranhão e do Tocantins, e com início de operação previsto para 2011.
A megaobra reúne investimentos de cerca de R$ 3 bilhões na implantação da usina, que deve gerar em torno de 5.500 empregos diretos e aproximadamente 16.500 empregos indiretos.
Considerado o maior projeto gerador de energia em curso no Brasil, a UHE Estreito terá capacidade instalada de 1.087 MW e energia assegurada de 584,9 MW médios.
Estiveram presentes à solenidade na presidência do TJ o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer, e o assessor da presidência do Consórcio, Luís Artur Arantes, os juízes Gilmar de Jesus Everton Vale e Mazurkiévicz Saraiva de Sousa (das comarcas de Estreito e Carolina, respectivamente), José Nilo Ribeiro Filho (auxiliar da Corregedoria) e Sebastião Bonfim, o secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, e o diretor de Engenharia do Tribunal, Antonio José Lago.
Jamil Gedeon e Guerreiro Júnior devem anunciar nos próximos dias viagem a Estreito e Carolina para o lançamento da pedra fundamental dos novos fóruns.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.