SÃO LUÍS

MP reforça ação contra reajuste salarial de vice-prefeita, secretários e de cargos equiparados

Advogado Juvêncio Lustosa de Farias Júnior obtém parecer favorável que pode anular lei de aumento de salários da vice-prefeita e secretários

Ipolítica

Parecer do MP fortalece ação de Juvêncio Lustosa para revisar aumento salarial na gestão municipal.
Parecer do MP fortalece ação de Juvêncio Lustosa para revisar aumento salarial na gestão municipal. (Reprodução)

SÃO LUÍS - O advogado Juvêncio Lustosa de Farias Júnior teve seu pedido reforçado pelo Ministério Público do Maranhão em parecer que defende a anulação da Lei Municipal nº 7.701/2024. A norma, sancionada nos últimos 15 dias do mandato anterior, reajustou vencimentos da vice-prefeita, de secretários e de cargos equiparados, incluindo 13º salário e férias, com custo anual estimado em R$ 3,2 milhões.

No documento, assinado pela promotora Adélia Maria Souza Rodrigues Morais, o MP sustenta que o aumento viola a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois a sanção tardia caracteriza ato nulo de pleno direito, ainda que seus efeitos financeiros sejam projetados para o exercício seguinte.

O parecer também aponta falta de estudo de impacto orçamentário e de compatibilidade com o orçamento municipal, exigências da LRF e da Constituição. A promotora afirma que a lei foi aprovada “no escuro”, sem análise das comissões da Câmara, em desconformidade com os princípios da publicidade, moralidade e transparência.

A defesa do município, do prefeito e da Câmara Municipal alegou ilegitimidade da ação e inadequação da via judicial, mas o MP reafirmou que a ação popular é o instrumento apropriado para anular atos com impacto direto nas contas públicas.

Com o parecer, a ação popular ganha reforço na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, aguardando agora a decisão do juiz Douglas de Melo Martins.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.