Advertência

Agentes de trânsito e guardas ficam parados até sábado

As categorias voltam a se reunir com a Prefeitura na segunda-feira (23).

Roberta Gomes/ Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - Agentes de trânsito de São Luís e os guardas municipais estão com suas atividades paralisadas até o próximo sábado, às 7h. As categorias decidiram manter o movimento de advertência de 48 horas, após votarem pela não aceitação da proposta da Prefeitura de São Luís, que tocava apenas na eleboração do Estatuto e do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos.

"Nos interessa bastante a elaboração do plano, mas é uma questão que leva tempo. Para nós, agora, o que importa é o pagamento da insalubridade de 40%, risco de vida de 100% e gratificação de atividade de trânsito, três reivindicações cujo requerimento já foi aprovado pela Câmara de Vereadores", pontuou Francisco Paulo Lima, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de São Luís (Sindtrânsito). De acordo com informações divulgadas ontem, a Prefeitura de São Luís não tem como pagar esses reajustes porque o orçamento de 2009 não pode mais ser mexido.

A paralisação de 48 horas dos agentes de trânsito e guardas municipais foi confirmada em assembleia geral das duas categorias, às 7h desta quinta-feira (19), em frente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). De lá, as categorias foram, em caminhada, para a Praça Pedro II, onde fizeram manifestação em frente ao Palácio Henrique de La Roque, sede da Prefeitura de São Luís. Para esta sexta-feira (20), segundo dia de paralisação, os agentes e guardas estão programando outra caminhada, desta vez saindo da rotatória do São Francisco em direção à sede da prefeitura novamente.

Reivindicações

Apesar de serem categorias diferentes, os agentes de trânsito e os guardas municipais estão unidos na luta pelos mesmos direitos. Os primeiros querem o pagamento da insalubridade de 40% (hoje eles recebem apenas 20%), risco de vida de 100% (estão recebendo apenas 40%) e gratificação por atividade de trânsito. Já os guardas municipais reivindicam apenas a insalubridade de 40% e risco de vida 100%. "A partir de janeiro de 2010, os guardas municipais trabalharão armados. Nós estamos em treinamento para isso. Assim, nós passaremos também a ser alvos de bandidos, já que armados, teremos a obrigação de reprimir qualquer atentado à segurança pública, pois faremos parte das categorias que são responsáveis por ela, como as polícias", justificou o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão (Sigmema), Weder Henrique Nascimento Marques.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, as negociações com os agentes de trânsito e guardas municipais já foram iniciadas na reunião realizada ontem. Também foi confirmada pela assessoria uma reunião das categorias com representantes da Prefeitura para a próxima segunda-feira (23). Ainda de acordo com prefeitura, mesmo com a paralisação de advertência, foi confirmado um grupo de agentes para trabalhar durante o teste de mudança de tráfego na rotatória do Calhau (do Comando da Polícia Militar), que será realizado de 6h às 9h30, amanhã, sexta-feira (20).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.