No Acre

Recomeça o julgamento do ex-deputado Hildebrando Pascoal

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO PAULO - O julgamento do ex-deputado Hildebrando Pascoal recomeçou na manhã desta terça-feira (22), em Rio Branco. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Acre, ele deve ser o primeiro a ser ouvido no segundo dia de júri.

Quinze testemunhas já prestaram depoimento. Ainda de acordo com o TJ, na segunda-feira (21), o ex-deputado pediu ao juiz para fazer sua própria defesa. Ele falou por mais de quatro horas, até que o júri foi suspenso.

Pascoal é acusado de comandar um grupo de extermínio que agia no Acre entre 1995 e 1999. Ele já foi condenado a mais de 80 anos de prisão por outros crimes, incluindo tráfico de drogas e a morte de um policial. Esta é a primeira vez que Pascoal será julgado pela Justiça do Acre. Ele pode ser condenado a mais 30 anos de prisão no caso que ficou conhecido como o "crime da motosserra".

O Ministério Público Estadual (MPE) investigou o assassinato do mecânico Agilson Firmino dos Santos, mais conhecido como “Baiano”, em 1996. De acordo com os promotores, ele foi torturado várias horas e depois teve o corpo cortado por uma motosserra.

Segundo a acusação, o crime foi cometido por vingança pelo ex-deputado federal Hildebrando Pascoal e sua quadrilha.

Outras duas pessoas estão sendo julgadas. Pedro Pascoal, irmão de Hildebrando Pascoal, também é réu no processo, mas apresentou um atestado médico justificando a ausência, de acordo com a assessoria do tribunal. O documento foi aceito, mas passa por perícia. O julgamento de Pedro Pascoal deverá ser realizado na próxima segunda-feira (28).

O TJ informa que, além deles, outras quatro pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime. Três tiveram seus processos desmembrados e devem ser julgados separadamente entre outubro e novembro deste ano. O outro faleceu e o processo foi arquivado.

A previsão do juiz Leandro Gross, titular do Tribunal do Júri, de Rio Branco, é que o julgamento do ex-deputado se prolongue até a manhã de quinta-feira (24).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.