Educação

Municípios aprendem a alimentar sistema de orçamento da educação

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

BRASÍLIA – Com o início do monitoramento dos planos de ações articuladas (PAR) de 4.100 municípios, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prosseguem com as capacitações de técnicos de secretarias estaduais de educação e de universidades federais que irão auxiliar as prefeituras no preenchimento das informações no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – Simec (http://simec.mec.gov.br). O próximo encontro ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, das 8h30 às 17h, no Centro de Treinamento do MEC, em Brasília.

“A parceria com as universidades e as secretarias de educação é fundamental para descentralizar e facilitar o atendimento aos municípios”, afirma Frederico Pedrosa Marouelli, técnico da diretoria de assistência a programas especiais do FNDE.

O monitoramento é uma fase indispensável para posterior acompanhamento e revisão dos PARs pelo MEC e pelo FNDE. Segundo Marouelli, o acompanhamento “é a busca de soluções para entraves na execução das atividades planejadas” e será feito por técnicos das universidades parceiras nos municípios prioritários, aqueles com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica.

Enquanto os municípios prioritários serão acompanhados presencialmente, a maioria dos outros municípios receberá suporte a distância. Nesses casos, as visitas vão depender da programação de cada universidade. Apenas depois do acompanhamento é que os PARs serão revisados.

As informações são do FNDE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.