SÃO LUÍS - O 15º Festival de Bumba Boi de Zabumba será realizado neste sábado (11), a partir das 22h, na avenida Newton Belo (Monte Castelo). Dezesseis grupos de bumba boi do sotaque de zabumba participarão do evento, que já virou uma tradição na capital maranhense.
De acordo com informações da organização do evento, a primeira versão do Festival aconteceu no ano de 1994, atrás da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, abrigado pela sombra da barrigudeira, na Avenida Newton Belo, no bairro do Monte Castelo. A partir daquele ano, o Festival passou acontecer sempre no segundo sábado do mês de julho.
Com o sucesso do evento os representantes das grupos folclóricos organizaram Clube de Bumba-meu-boi de Zabumba, como forte objetivo de fortalecer e garantir a sobrevivência do sotaque de zabumba.
Histórico
O boi de zabumba é um dos sotaques dos variados grupos de bumba-meu-boi do Maranhão. Assentado na forte percussão, o boi de zabumba tem um ritmo socado, marcante e envolvente e é caracterizado por uma batida rústica e cadenciada que lembra o rufar dos tambores africanos.
No Maranhão, o boi de zabumba teve suas origens no município de Guimarães, localizado na Baixada Ocidental, razão pela qual é, também, conhecido como sotaque de Guimarães.
Guimarães se localizava numa área que corresponde, atualmente, aos municípios de Guimarães, Cururupu, Cedral e Mirinzal. O município surgiu a partir da fazenda Guriparanga, de José Bruno de Barros, um dos primeiros habitantes da região. Nesse local, em 1759, foi fundada a vila com o nome de São José de Guimarães, povoada por negros dos engenhos instalados na época da colonização dessa região e que foram os primeiros habitantes do município.
Em São Luís, o boi de zabumba chegou, aproximadamente, em 1920, por iniciativa do Senhor Hemetério Raimundo Cardoso, conhecido como Seu Misico, que brincava boi em Guimarães, sua terra natal. Naquele ano, Seu Misico botou o boi de zabumba “Pra Despachar”, no João Paulo.
Programação
22h00 Unidos Venceremos
22h50 Laço de Amor
23h20 Anjo dos Meus Sonhos
23h50 Boi Capricho do Oliveira
0h50 Boi de João Grilo
0h50 Boi de Dona Zeca
1h20 Boi de José Constantino
1h50 Boi do Raimundão da V. Palmeira.
09 - 02h20 Boi Capricho da Primavera
2h50 Boi de Maciro
3h20 Boi de Maria da Paz
3h50 Boi de Romana
4h20 Boi de Mundiquinho
4h50 Boi da Fé em Deus
5h20 Boi de Canuto
5h50 Boi da Liberdade
Saiba Mais
- Conheça as ações estaduais que marcaram o São João do Maranhão 2025
- Arraial do Ipem encerra temporada neste domingo com Boi de Nina Rodrigues e de Santa Fé
- Uso de tecnologia moderniza segurança em arraiais do São João do MA 2025
- ‘Vamos Festejar’ transforma Convento das Mercês
- Ainda é São João no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.