Turismo

Vinda de turistas para o Maranhão é incerta

Os turistas que mais visitam São Luís, segundo a Associação Brasileira de Hotéis, vêm do Centro-Sul do país.

Douglas Pinto / TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - Apesar da alta taxa de ocupação durante o fim de ano, a incerteza da vinda do turista para o Maranhão é grande. Com o dólar em alta, a esperança agora é a de atrair os turistas brasileiros que optaram pelas férias no próprio país.

Os turistas que mais visitam São Luís, segundo a Associação Brasileira de Hotéis, vêm do Centro-Sul do país. E, geralmente, o destino não é só a Capital, pois existem outros atrativos.

O setor hoteleiro ainda comemora os bons resultados alcançados com a taxa de ocupação de 92% durante o Réveillon e espera que janeiro, por ser um mês de alta temporada devido às férias, seja ainda melhor.

Boa expectativa de quem espera superar os baixos índices acumulados nos últimos anos. De 2002 a 2007, a média de ocupação anual nos hotéis de São Luís caiu de 62% para 59%, segundo a Secretaria Municipal de Turismo. O perfil do turista também mudou. O visitante já não é mais aquele que vem a passeio, mas principalmente o que vem participar de eventos.

O maior desafio em 2009 é atrair os turistas que estão seguindo para outras regiões do país.

Apesar da taxa de ocupação nos hotéis ter caído nos últimos anos, o número de passageiros que desembarcaram no aeroporto de São Luís cresceu no mesmo período. Muitos desses passageiros não são turistas. A explicação para a menor frequência de visitantes a Capital maranhense seria o preço das passagens aéreas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.