Sessões da Câmara dos Deputados vão começar mais cedo

Iolando Lourenço - Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h05

BRASÍLIA - As sessões da Câmara dos Deputados de segunda a quinta-feira vão começar mais cedo, às 13 horas, em vez de 14 horas, como é atualmente. A decisão foi tomada ontem (14), em reunião da Mesa Diretora da Casa. De acordo com o segundo secretário da Mesa, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), a antecipação do horário permitirá que um maior número de deputados possam discursar antes do período destinado às votações.

Para que a nova regra entre em vigor, no entanto, será preciso aprovar projeto de resolução. Se aprovado, no novo esquema de funcionamento, de 13 às 14h50, os deputados farão os pequenos discursos (horário destinado ao pequeno expediente); de 14h50 às 16 horas, serão os grandes pronunciamentos, que hoje duram em média 25 minutos.

Pela nova regra, esses discursos serão de 15 minutos, para permitir que quatro oradores falem em vez dos dois que atualmente utilizam o tempo (horário destinado ao grande expediente).

Segundo Nogueira, as votações deverão começar exatamente às 16 horas. O término previsto da sessão ficou mantido para às 19 horas, e os trabalhos poderão serem prorrogados.

Também na reunião de ontem, os integrantes da Mesa Diretora decidiram arquivar a representação feita pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO) contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

Valverde pediu abertura de processo de cassação de Jungmann, acusado de participar de um esquema de desvio de recursos à época em que o deputado pernambucano era ministro do Desenvolvimento Agrário, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ao propor o arquivamento, o corregedor da Câmara e segundo vice-presidente, Inocêncio Oliveira (PR-PE), afirmou que à época Jungmann não era deputado e, por isso, não poderia ser julgado por quebra de decoro parlamentar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.