Estudantes reclamam dos problemas no site do Inep

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

SÃO PAULO - Estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) estão revoltados com os problemas apresentados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ) para acessar o boletim de desempenho. Desde sábado os alunos tentam, sem sucesso, obter o resultado da prova.

Pela previsão inicial do Inep, os dados seriam divulgados no site na quinta-feira (16). Mas, alegando problemas técnicos e atraso na consolidação dos dados, a divulgação foi adiada para segunda-feira (20). Mesmo assim, no sábado (18) , os dados já estavam disponíveis no site. O problema é que o sistema começou a operar com lentidão devido ao excesso de acessos e o site ficou fora do ar no domingo e na segunda-feira.

Nesta terça-feira, por volta das 8h, o site do Inep estava funcionando normalmente. No entanto, vários estudantes passaram a relatar outras dificuldades no acesso aos dados. Segundo eles, bem todas as notas estavam disponíveis para consulta.

''Este ano o Inep teve um mês a mais para corrigir as provas porque elas foram aplicadas em agosto e no ano anterior foram em setembro. Tudo bem que houve um sensível aumento do número de inscritos, porém nada que justifique tamanha desordem'', disse ao G1 por e-mail o estudante Leandro de Moura Ribeiro, 24, que desde sábado tenta acessar o site mas não consegue ver o seu boletim de desempenho.

O estudante Cosme Neves Moreira Junior, 17, também tenta, sem sucesso, obter o boletim de desempenho. ''Estou tendo problemas para acessar o meu boletim desde o dia 16 [primeira data que iria sair o resultado]. Algumas vezes o site fica fora do ar, outras informam que estão em manutenção, depois colocam avisos. Enfim já são mais de cinco dias tentando e nada. Realmente é lamentável a falta de respeito que eles [Inep] estão tendo com nós estudantes'', disse.

A aluna Janaína Turcatto, 17, que mora no Rio Grande do Sul também está descontente com os problemas no acesso ao site. ''O Inep poderia pelo menos ser sincero em dizer que os resultados não estavam prontos, ou pelo dizer que o provedor do Inep não é bom o suficiente pra suportar tantas consultas. Não somos burros. Estamos à espera desses resultados desde o dia 16 de novembro, sendo que foi adiado para o dia 20 de mesmo mês, e agora eles vem com esses problemas todos'', questiona.

Renan Alexandrino Pinho dos Santos, 20, está revoltado com a demora na liberação dos dados. "É lamentável. Sou egresso, paguei taxa de inscrição para fazer o Enem, dependo da nota dele para pedir dispensa do meu serviço e tinha prometido dar a resposta para minha patroa dia 16 [antiga data da publicação]. Já estamos no dia 21 e ainda não sei minha nota, muitas pessoas estão sendo prejudicadas'', informou.

O G1 procurou a assessoria de imprensa do Inep pela manhã, mas ainda não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.