SÃO LUÍS - A polícia prendeu os suspeitos do assassinato do ex-prefeito de São José dos Basílios, Francisco Pereira de Sousa, o "Chico Riograndense" que aconteceu no dia 7 de janeiro de 2012. Foram presos nesta terça-feira (6), na região de São José dos Basílios, Antônio Barbosa Pacheco, Almir Ferreira Resplandes, suposto mandante do crime. Mauro César Santos Sousa, também acusado pela polícia de participação no crime está foragido. Duas pessoas suspeitas de envolvimento na execução continuam foragidas. Em poder deles foram apreendidos pistola .40 com numeração raspada, carregador de pistola 380 utilizada no dia do crime e um revólver calibre 38.
Segundo o delegado Jair de Paiva Lima, Superintendente de Polícia Civil do Interior, disse que os suspeitos estavam com prisão temporária expedida pela Justiça. Durante interrogatório, eles negaram a participação na morte do ex-prefeito de São José dos Basílios e disseram trabalhar como lavradores. Jair de Paiva Lima afirmou que houve contradição no depoimento deles e não descarta a possibilidade de outro mandante.
Entenda o Caso
O ex-prefeito do município de São José dos Basílios, a 396 quilômetros de São Luís, Chico Riograndense, foi assassinado com 40 tiros, quando retornava de sua fazenda, localizada na cidade de Dom Pedro. Chico Rio Grandense foi por duas vezes prefeito de São José dos Basílios.
O crime foi praticado por dois pistoleiros. O ex-prefeito foi vítima de uma emboscada no povoado Poção, interior de São José dos Basílios, cidade onde foi prefeito por dois mandatos. Os criminosos estavam numa moto prata sem placas no momento do assassinato fugindo do local se embrenhando nas matas do município.
Natural de Pedreiras, Francisco Ferreira Sousa, mais conhecido como Chico Riograndense, era casado, tinha 69 anos e comerciante em Dom Pedro onde morava há vários Anos. Em 1999 resolveu entrar para a política, se elegendo pelo PPB (hoje PP) o segundo prefeito de São José dos Basílios, reelegendo-se em 2004 pelo PFL. O atual prefeito Joãzinho das Crianças foi o candidato de Riograndense em 2008 eleito com larga maioria.
Saiba Mais
- Líder de facção é preso por assassinato por dívida de drogas no valor de R$ 500 em SL
- Quinto integrante de quadrilha que assaltava pilotos de aplicativos é preso em Timon
- Homem é preso por furtar R$ 700 do caixa da loja onde trabalhava em São Luís
- Mulher é atacada a tiros e fica paraplégica no MA; suspeito foi preso
- Dois homens são presos por roubo de veículo, extorsão e receptação em Raposa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.