Inocentado

Tribunal do Júri absolve acusado da morte de policial militar na Matinha

Julgamento ocorreu na segunda-feira (12), no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar.

Imirante, com informações da CGJ-MA

Atualizada em 14/12/2022 às 08h15
Sessão ocorreu na segunda-feira (12). Foto: Divulgação/CGJ-MA.
Sessão ocorreu na segunda-feira (12). Foto: Divulgação/CGJ-MA.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Um homem acusado da morte de um policial militar e de corrupção de menores foi submetido a julgamento pelo Conselho de Sentença e inocentado dos crimes, na sessão de segunda-feira (12), do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar.

Segundo informações do processo no dia 8 de novembro de 2016, por volta das 8h30min, na Rua Piçarreira, bairro Matinha, o acusado Pedro Coelho Leal, conhecido como “Pedroca”, e André Pablo dos Santos, conhecido como "Menor”, praticaram o crime de homicídio duplamente qualificado do policial militar Francisco das Chagas Marinho Coelho, na companhia de dois adolescentes. 

O carro utilizado para a prática dos crimes teria sido roubado por um dos adolescentes envolvidos, em um assalto no bairro Monte Castelo, em São Luís. Os acusados, com os adolescentes, teriam utilizado o mesmo veículo, no dia seguinte, para praticar assaltos e matar o policial militar porque ele teria atirado contra um dos integrantes de uma facção criminosa, suspeito de roubo de gado na região.  

Policial militar foi morto no dia 8 de novembro de 2016. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Policial militar foi morto no dia 8 de novembro de 2016. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Na data dos crimes, um dos menores envolvidos dirigiu o carro, enquanto André Santos e Pedro Leal dispararam quatro tiros contra a vítima, a derrubaram e a executaram, levando a sua arma de fogo. O processo de André Santos foi desmembrado, para ser julgado em separado.

Réu inocentado

O Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconheceu que a vítima sofreu lesão decorrente de disparos de arma de fogo, conforme laudo de exame cadavérico, que causaram a sua morte e que o réu foi o autor do homicídio, mas votou pela sua absolvição do crime de homicídio. Em relação ao crime de corrupção de menores, o Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconheceu a ausência de materialidade do crime.

Depois da manifestação dos jurados no julgamento, a juíza emitiu a sentença rejeitando a denúncia e absolvendo o acusado Pedro Coelho Leal do crime e determinou a soltura do réu, caso não esteja preso por outro crime.

“Ante todo o exposto, julgo improcedente a denúncia, para absolver o acusado Pedro Coelho Leal do delito descrito na denúncia, em razão da decisão soberana do Conselho de Sentença”, diz a juíza na sentença.

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar encerrou, na segunda, o esforço concentrado de um grupo de juízes e juízas, iniciado em 15 de agosto deste ano, para julgamentos de 40 ações penais de crimes contra a vida.

Presidiram as sessões do esforço concentrado os juízes e juízas: Teresa Mendes (1ª Vara Criminal de São José de Ribamar); Francisco Ferreira de Lima e Joscelmo Sousa Gomes, auxiliares, Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva (Dom Pedro); Haderson Rezende Ribeiro (João Lisboa); Ricardo Augusto Figueiredo Moyses (Humberto de Campos); João Paulo de Sousa Oliveira (Arari); Adriana da Silva Chaves (Bacabal); Iris Danielle de Araújo Santos (Imperatriz) e Martha Dayanne Almeida de Morais Schiemann (Esperantinópolis). 

A juíza Teresa Mendes informou que foram julgados 37 dos 40 processos pautados no esforço concentrado e agradeceu a todos os juízes e juízas, promotores e promotoras de Justiça, defensores e defensoras e à Corregedoria Geral da Justiça, pelo apoio ao evento para que as metas de produtividade fossem alcançadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.