União

Abertas inscrições para Casamento Comunitário em São José de Ribamar e Buriticupu

Todos os atos para a realização do casamento são gratuitos aos casais interessados.

Imirante.com, com informações da CGJ-MA

O projeto é realizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA).
O projeto é realizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA). (Foto: Diego Chaves / O ESTADO)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto ‘Casamentos Comunitários’, nas cidades de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, e em Buriticupu, distante 413 km da capital maranhense. O projeto é realizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA).

Leia também:

Inscrições para Casamento Comunitário LGBTQIA+ serão abertas nesta terça-feira (28) no Maranhão

Em Ribamar, as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, das 8 às 16h, no Cartório do 2º Ofício da cidade, localizado na avenida Gonçalves Dias, nº 768, Centro. Em Buriticupu, as inscrições ocorrem no período de 18 de Julho a 18 de Agosto, na Secretaria Municipal de Cultura do município, na Rua dos Carpinteiros, nº 100, Centro.

Todos os atos necessários à realização do projeto ‘Casamentos Comunitários’ organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão são gratuitos, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa ou despesa pelos cartórios.

Para a realização do casamento, o juiz João Francisco Gonçalves da Rocha, titular da 3ª Vara Cível de Ribamar, responsável por assuntos de Família e Sucessões, considerou a família como núcleo básico de acolhida, convívio, autonomia e sustentabilidade e protagonismo social. “A promoção dos direitos humanos, a proteção e garantia dos direitos civis da família e sucessões”, frisa o documento expedido pelo magistrado.

A solenidade de casamento em Ribamar está marcada para ocorrer no dia 26 de agosto de 2022, de forma presencial, em local a ser definido e divulgado, posteriormente, dependendo do número de casais inscritos.

Em Buriticupu são oferecidas 100 vagas para casais residentes no município. Na Portaria que instituiu o casamento, o magistrado Bruno Barbosa Pinheiro, titular da 2ª Vara de Buriticupu, alerta aos casais interessados em participar do Casamento Comunitário, “que todos os requisitos exigidos deverão ser preenchidos, bem como a veracidade das informações prestadas”.

“As vagas são destinadas aos casais de quaisquer gêneros, visando assegurar, também, a participação da comunidade LGBTQIA+”, frisa o documento.

A solenidade de casamento está marcada para o dia 19 de setembro de 2022, a partir das 19h, no formato presencial, na Quadra Poliesportiva da Escola Simar Pereira Pinto, localizada na Rua da Liberdade, Centro, em Buriticupu.

Documentos

Para realizar a inscrição nos casamentos de São José de Ribamar e Buriticupu, é necessário apresentar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento dos nubentes, sendo solteiros;

- Certidão de óbito do cônjuge falecido para nubente(s) viúvo(s);

- Certidão de casamento com a separação judicial, ou, divórcio averbado em cartório, para nubentes separados ou divorciados;

- Autorização dos pais, se um ou os dois nubentes tiverem entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos;

- Carteira de Identidade e CPF de ambos os nubentes – frente e verso;

- Comprovante de endereço de ambos os nubentes;

- Declaração de cada nubente, escrita à mão, aceitando contrair matrimônio e atestando a veracidade das informações prestadas, com assinatura igual ao do documento de identificação apresentado, contendo, ao final, a assinatura de duas (2) testemunhas, com a anotação dos respectivos números dos documentos de identificação.

- Carteira de Identidade das testemunhas;

- Número de telefone para contato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.