Justiça Eleitoral

Justiça determina recontagem de votos e redução de vagas na Câmara de São João do Carú

Inicialmente 11 vereadores foram eleitos para a próxima legislatura no município, mas a Justiça Eleitoral reduziu o número de vagas para 9, com base no Censo 2022.

Ipolítica

Decisão vai mudar configuração da Câmara de São João do Carú
Decisão vai mudar configuração da Câmara de São João do Carú (Divulgação)

SÃO JOÃO DO CARÚ - O juiz eleitoral da 78 Zona, Philipe Silveira Carneiro da Cunha, acatou recomendação do Ministério Público e determinou a retotalização de votos obtidos pelos candidatos ao cargo de vereador do município de São João do Carú, para que seja consolidada a redução do número de vereadores de 11 para apenas nove. 

O promotor de Justiça Francisco de Assis Manoel Carvalho Júnior havia solicitado a recontagem de votos e redução no número de vereadores no município em decorrência do Censo realizado pelo IBGE em 2022.

De acordo com o promotor, o censo atualizado indica que a cidade possui 12.251 habitantes. Esse dado obriga a redução do número de cadeiras no legislativo local para nove, conforme o art. 29, IV, “a”, da Constituição Federal, o art. 152 da Constituição Estadual e o art. 16 da Lei Orgânica Municipal.

Foi o que entendeu o juiz Philipe Silveira. Ele determinou que recontagem de votos no município obedeça o coeficiente eleitoral e partidário ao limite correto de apenas nove vagas na Câmara Municipal. 

O magistrado também determinou a exclusão da lista de diplomação dos candidatos excedentes que ultrapassem o limite constitucional fixado. Decidiu também notificar a Câmara Municipal, os partidos políticos e os 11 vereadores inicialmente diplomados e mandou publicar edital informando a população a respeito da recontagem de votos. 

A expectativa, assim como ocorreu no município de Buritirana, é de que vereadores eleitos cotados para a perda de vaga [duas vagas serão eliminadas], recorram da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) do Maranhão. 

A tendência, contudo, é de que o entendimento seja mantido. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.