FERROVIA CARAJÁS

Mulheres empreendedoras irão trocar experiências de negócios sociais

Encontro acontece nesta terça (27), em Santa Inês, com empreendedoras das áreas de panificação, confeitaria e salgados.

Imirante.com

Mulheres do projeto Massas e Sabores, de Alto Alegre do Pindaré, estarão presentes no evento
Mulheres do projeto Massas e Sabores, de Alto Alegre do Pindaré, estarão presentes no evento (Divulgação)

SANTA INÊS - Nesta terça, 27, mulheres empreendedoras se reúnem em Santa Inês para trocar experiências de negócios sociais desenvolvidos por elas nas áreas de panificação, confeitaria e salgados, ao longo da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão e Pará. O encontro acontece na sede do Sebrae de Santa Inês e é promovido pela Vale, empresa apoiadora dos projetos.

O workshop - que terá como tema “Mão na Massa. Empreendedorismo e panificação” - traz na agenda além de oficinas e dinâmicas, uma discussão relevante atrelada ao setembro amarelo. Haverá um debate sobre a importância do associativismo e do cuidado coletivo no combate ao suicídio e à depressão. Isto porque a maioria dos empreendedores deste tipo de negócio social são mulheres, que usam o trabalho como fonte de sustento das famílias e ainda como um espaço de apoio emocional mútuo.

Estarão presentes no Workshop representantes de projetos sociais de Bacabeira, Itapecuru Mirim, Arari, Santa Inês e Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão; e ainda de Parauapebas, no Pará. Ao fim da programação, as mulheres terão um momento de lazer cultural visitando o histórico Engenho Central, cartão postal da região, localizado em Pindaré Mirim.

Investimentos sociais 

De janeiro a junho deste ano, a Vale investiu cerca de R$ 41 milhões em projetos sociais vizinhos à Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. O empreendedorismo feminino foi um dos destaques com o lançamento da Rede Mulheres Artesãs, na região Itaqui-Bacanga; a Rede de Mulheres do Maranhão na Feira do Sebrae, em maio, em São Luís; e ainda, o apoio à retomada da Feira Livre de Pequiá em Açailândia. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.