No Maranhão

Projeto do Sesi promove inclusão à saúde para a população de Sambaíba

Foram três dias intensos de atendimentos médicos e sociais aos sambaibenses.

Imirante.com, com informações da assessoria

No total, foram atendidas 5.079 pessoas e realizados 8.329 serviços.
No total, foram atendidas 5.079 pessoas e realizados 8.329 serviços. (divulgação / Sesi)

SAMBAÍBA – Ultrapassar as barreiras que dificultam o atendimento é uma constante para a equipe do SESI Itinerante, que não mede esforços para garantir o direito à saúde para a população. Um bom exemplo é a aposentada Maria de Nazaré da Conceição, que sofre de várias comorbidades e tem a mobilidade reduzida. Os médicos saíram das unidades móveis e realizaram as consultas e os procedimentos necessários na própria praça onde acontecia o evento, para garantir sua inclusão aos serviços oferecidos no mutirão.  

A autônoma Deusa Carvalho Borges, filha de dona Maria de Nazaré da Conceição, enalteceu a iniciativa dos colaboradores do SESI Itinerante e toda a estrutura da mobilização no município de Sambaíba. “Gostamos demais da receptividade da equipe. O tempo todo fomos acolhidas e (os profissionais) sempre estavam dispostos a resolver qualquer empecilho que aparecia. Quando percebemos que ela não poderia subir nas unidades móveis, os médicos e técnicas vieram até aqui, e fizeram o atendimento. Muito obrigada por toda atenção e carinho”, afirmou.  

A união do público e privado faz muita diferença em uma comunidade, como afirma a prefeita de Sambaíba, Fátima Dantas. “Hoje eu quero falar da importância da ação do SESI Itinerante no município de Sambaíba. Foi muito valioso, a população tanto da sede como da zona rural esteve presente nas ações e a palavra que nós temos é gratidão. Obrigada também à equipe da administração municipal que esteve à frente apoiando e articulando essa grande ação social. Quando temos grandes parceiros quem ganha é a população com serviços de qualidade”, declarou.  

Foram três dias intensos de atendimentos médicos e sociais aos sambaibenses que se fizeram presentes na Praça da Família. No total, foram atendidas 5.079 pessoas e realizados 8.329 serviços, superando a meta estipulada de 6.500. Além das consultas médicas com clínico geral, atendimentos de pediatria, odontologia, oftalmologia, exames laboratoriais, testes rápidos, vacinação, eletrocardiograma, recreação infantil e oficinas de alimentação saudável, também foram entregues aproximadamente 1.800 porções de sopas para as comunidades dos bairros de Fátima, Vila Tião e Bela Vista.  

A presidente da Câmara de Vereadores de Sambaíba, Socorro Coutinho, ressaltou a importância do projeto na cidade. “Os serviços de saúde e assistência social ofertados beneficiaram principalmente as pessoas mais vulneráveis da nossa comunidade. Muitos vieram de povoados distantes”, explicou.  

É o caso da técnica de enfermagem, Domingas Antunes, que veio do povoado Ananás junto com uma caravana do local. “Para mim foi uma grande oportunidade de realizar consultas e exames gratuitos que dificilmente conseguiríamos por aqui, principalmente o eletrocardiograma. Gostei de tudo, parabéns aos envolvidos!”, disse.  

Emocionada, a enfermeira responsável pelo projeto SESI Itinerante, Késia Ramos, falou sobre o sentimento de dever cumprido a cada término da ação social nos municípios. “A gente senti muito orgulho do nosso trabalho, do nosso envolvimento em um projeto que muda a vida das pessoas. Principalmente quando recebemos um abraço caloroso, um obrigado cheio de carinho. Gestos como esses mostram que estamos no caminho certo e que o SESI Itinerante luta para a que o acesso à saúde seja uma realidade em todo o estado”, enfatizou.  

Apoio da indústria

A equipe do SESI Itinerante ainda recebeu a visita de cortesia dos representantes da indústria Agro Serra, localizada no município de São Raimundo das Mangabeiras. A instituição é referência nacional na produção de biocombustível à base de cana-de-açúcar no Norte e Nordeste do Brasil.   

O coordenador de saúde da Agro Serra, José Antônio Valente, e o enfermeiro, Damião Alves, conheceram todas as unidades usadas como consultórios móveis e laboratório de exames clínicos, além de acompanhar os outros serviços oferecidos pelo SESI Itinerante aos municípios atendidos pela mobilização.  

José Antônio Valente salientou que ficou impressionando com toda a organização e atendimento do projeto. “Viemos até aqui, porque sabemos que o SESI Itinerante proporciona qualidade de vida. Nessas últimas ações o foco foi aqui na região de Balsas, onde muitos colaboradores que trabalham conosco na empresa Agro Serra. Gostaria de parabenizar o trabalho espetacular dessa equipe. Não tinha noção do tamanho dessa estrutura, então gostaria de parabenizar e agradecer o apoio do SESI na nossa região”, afirmou.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.