Ofendidos

Inusitado: fiéis católicos arrancam janelas de igreja e devolvem ao prefeito

Fiéis sustentam que indignação ocorreu depois de o prefeito Cavelt Filho ter dito que a igreja somente possuía janela porque ele deu.

Ipolítica

Atualizada em 09/10/2023 às 17h19

ROSÁRIO - Membros de uma igreja católica situada no município de Rosário, no Maranhão, protagonizaram um caso inusitado neste fim de semana. Contrariados com o discurso do prefeito Calvet Filho, os fiéis arrancaram janelas da Igreja Católica Santa Maria que haviam sido doadas pelo município e as depositaram em frente ao prédio da administração pública.

O caso, registrado na comunidade quilombola Miranda, na zona rural do município, repercutiu em programas locais de TV e rádio e nas redes sociais. O prefeito ainda não se manifestou.

Em alguns dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível identificar um protesto realizado pelos católicos em frente à Prefeitura de Rosário.

Eles seguravam uma faixa com a seguinte frase: “Que vergonha prefeito Calvet Filho. Alegar até as janelas da igreja de Miranda/Rosário. Esse dinheiro não é teu, é do povo”.

Leia também: Geraldo Alckmin desembarca em Balsas nesta terça-feira

A indignação dos fiéis ocorreu depois de o prefeito ter feito discurso de inauguração de uma praça pública no povoado. No discurso, ele afirmou que: “a igreja católica lá se tem janela, foi o prefeito Calvet que deu. Esse calçadão foi Calvet quem deu”, disse.

A agente comunitária de saúde e membro da igreja católica, Graça, repudiou a declaração do prefeito e explicou o motivo da devolução das janelas do templo. 

“A gente tem um carinho muito grande por essa igreja de Santa Maria, a qual a comunidade e os grupos que aqui frequentam fizeram toda essa construção na base da união; não medimos esforços. Mas, infelizmente o nosso gestor alegou diante de praça pública que a nossa igreja só tinha janela porque ele tinha colocado. E isso não é verdade e é daí que vem a indignação”, disse.

“Ele deu duas janelas para nós, no valor de R$ 2 mil, sendo que o grupo folclórico dessa comunidade dançou Trilha do Turismo e essa apresentação foi feita aqui mesmo na comunidade e em troca ele nos deu calçadão e as duas janelas. As duas janelas foram R$ 2 mil; Então, senhor prefeito tentou nos envergonhar, o senhor tentou passar para a comunidade que nós queríamos algo para nós, mas só que isso não é verdade”, finalizou a agente comunitária.

Veja abaixo a nota da prefeitura de Rosário:

Nota prefeitura de Rosário
Nota prefeitura de Rosário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.