Agenda oficial

Geraldo Alckmin desembarca em Balsas nesta terça-feira

Vice-presidente da República participará do lançamento da pedra fundamental da indústria de etanol Inpasa naquele município; anúncio foi feito por Brandão.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 09/10/2023 às 09h06
Geraldo Alckmin desembarca em Balsas nesta terça-feira
Geraldo Alckmin desembarca em Balsas nesta terça-feira (Valter Campanato / Agência Brasil)

BALSAS - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) desembarcará em Balsas nesta terça-feira. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão (PSB), que é quem o receberá no estado. 

No Maranhão Alckmin participará do lançamento da pedra fundamental de uma indústria de etanol, que deve promover 2.500 empregos somente na etapa da construção do empreendimento. 

Alckmin representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se recupera de cirurgias no quadril e nas pálpebras. 

“Amanhã vamos receber o presidente em exercício Geraldo Alckmin para o lançamento da pedra fundamental da indústria de etanol Inpasa, em Balsas. Um importante empreendimento para fortalecer a transição energética no Maranhão e para geração de emprego e renda. Boa semana a todos”, escreveu Brandão em seu perfil em rede social. 

Geraldo Alckmin vai conhecer a planta do projeto e discutir o potencial de investimento na região sul do estado ao lado de Brandão, secretários e empreendedores. 

Leia também: TSE julga ações de investigação eleitoral contra Bolsonaro e Lula

Visita técnica

Brandão já havia anunciado a instalação da nova indústria no Maranhão no mês de setembro, quando realizou visita técnica a uma unidade do Grupo Inpasa situada em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Naquela ocasião, o governador do estado esteve acompanhado dos secretários de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca; e da Fazenda, Marcellus Ribeiro; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e sua comitiva; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho; e de empresários do agronegócio. A Inpasa foi representada naquela oportunidade pelo presidente José Lopes; e o vice-presidente, Rafael Ranzolin e diretoria do grupo.

O grupo, segundo Brandão, promete um investimento de mais de R$ bilhões no estado, com potencial para promover emprego e renda na região de Balsas logo nos primeiros meses de instalação. 

"Serão investidos um total de R$ 2,5 bilhões no sul do Maranhão, com a geração de 2,5 mil novos empregos somente para a construção, e 1,5 mil depois da fábrica pronta. Essa é uma grande conquista para o agronegócio e para os trabalhadores maranhenses, e um grande passo na industrialização do nosso estado", disse o chefe do Executivo.

A nova unidade do Grupo Inpasa prevista para o município de Balsas, será a quinta instalada no Nordeste. O grupo é reconhecido por sua atuação nos segmentos de biocombustíveis, proteína para nutrição animal e óleo vegetal provenientes do processamento de diversos cereais, além da energia elétrica.

A planta industrial está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.