Acidente

Avião de pequeno de porte que caiu em Raposa estava sem permissão para decolar

O monomotor está com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, já que Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde maio de 2017.

Imirante.com

Avião caiu no município de Raposa.
Avião caiu no município de Raposa. (Foto: Divulgação / CBMMA)

RAPOSA - O avião de pequeno porte que caiu, nesta quinta-feira (27), no município de Raposa, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA), cancelado, segundo informações extraídas do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com os dados da Anac, o monomotor do modelo 172P, com número de série 17274982, foi fabricado em 1981 pela Cessna Aircraft e está com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, já que o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde maio de 2017.

Documentação

A partir de junho de 2020, a Anac passou a exigir a apresentação do CVA em substituição à Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e ao Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA). A Verificação de Aeronavegabilidade é um documento que visa atestar as condições de aeronavegabilidade de uma aeronave, incluindo seus componentes e equipamentos, segundo a Anac.

Todas as aeronaves registradas no Brasil devem passar pela Verificação de Aeronavegabilidade de forma anual, em oficinas que estejam certificadas para a revalidação.

Ou seja, se o certificado de aeronavegabilidade estiver suspenso ou cancelado, a aeronave não está autorizada a voar. Ocorre uma exceção apenas em casos de voo de manutenção ou de experiência para renovação do certificado.

Sobre o acidente

Um avião de pequeno porte caiu, na manhã desta quinta-feira (27), no município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), duas pessoas ficaram feridas, mas estão conscientes. As vítimas foram identificadas como Wilson Craveiro de Sá Neto e Edson Ruy Cordeiro Marques.

Ainda segundo o CBMMA, uma ambulância do município de Raposa, foi deslocada ao local da queda da aeronave para socorrer as vítimas, que foram encaminhadas, conscientes, ao hospital. Uma das vítimas foi encaminhada ao hospital Centro Médico, e a outra para o hospital São Domingos.

O Corpo de Bombeiros informou que o acidente aconteceu no momento em que o piloto tentava pousar a aeronave, da empresa Voar, e acabou batendo em um muro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.