POÇÃO DE PEDRAS - Uma operação policial mira um grupo especializado em criar blogs anônimos em redes sociais no município de Porção de Pedras. Segundo a investigação da Polícia Civil, o bando atraia seguidores e passava a extorquir as vítimas, solicitando valores para realizar ou não postagens com notícias falsas e ofensivas.
De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCD/Seic), os criminosos praticavam diversas ofensas contra a reputação das vítimas. Se elas não pagassem, os supostos “blogs” passavam a atacar virtualmente com postagens ofensivas.
Nos dois endereços alvos onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão nessa sexta-feira (22), os agentes conseguiram apreender documentos e dispositivos eletrônicos, além de um repetidor de sinal de Wi-Fi, que supostamente seria para captar sinais de internet dos vizinhos para prática criminosa.
A operação foi intitulada “Papa Língua”, e as investigações continuam. A Polícia Civil alerta a população maranhense para que não compartilhe a senha da sua internet residencial ou do celular com pessoas desconhecidas. É importante escolher senhas fortes e trocar com regularidade, para evitar que funcionem como meio para prática de crimes virtuais.
Saiba Mais
- Trio é preso suspeito de extorsão a moradores e comerciantes do bairro São Francisco, em SL
- Homem é preso em São Luís por envolvimento em crime de extorsão
- Polícia mira esquema de roubo de dados em rede de supermercados e extorsão na Grande São Luís
- Preso suspeito de usar imagens íntimas de mulheres para extorqui-las
- Mulher ameaça vítima de morte por causa de dívida de R$ 3 mil e acaba presa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.