PINHEIRO - O Hospital Antenor Abreu, em Pinheiro, será reformado e ampliará a oferta de serviços prestados à população. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, nesta sexta-feira (5), quando esteve no município para acompanhar o início do Mutirão de Cirurgias de Catarata e Tratamento de Glaucoma, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em todas as regiões do Maranhão. Na ocasião, ele assinou o convênio que destina recursos para a reforma e ampliação dos serviços da unidade de saúde.
Ricardo Murad ressaltou que a melhoria dos serviços de saúde na Baixada resgata todos os débitos deixados pelos governos anteriores. “Estamos com um mutirão de catarata e glaucoma implantado na região, vamos reformar e ampliar os serviços do ‘Antenor Abreu’ para que seja moderno e ofereça um melhor atendimento; estamos construindo um Hospital Macrorregional de alta complexidade e vamos licitar a construção de um centro de hemodiálise para toda a Baixada Maranhense, que esperamos inaugurar até o final deste ano”, declarou.
Equipes de oftalmologistas contratados pela SES estão desde a última quinta-feira (4) fazendo triagem e realizando cirurgias de catarata e tratamento de glaucoma no Hospital Antenor Abreu. Mais de 120 cirurgias foram realizadas no primeiro dia de atendimento em Pinheiro. “Nossos técnicos vão percorrer toda a região e todas as pessoas que necessitarem da cirurgia serão atendidas. Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de voltar a enxergar e ter uma melhor qualidade de vida”, justificou Ricardo Murad. Naquela região, os mutirões vão ocorrer também nas cidades de Viana e Cururupu.
O prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, explicou que o Hospital Antenor Abreu foi recebido todo depredado e os recursos do convênio serão investidos na estrutura física da unidade para que possa receber os mutirões de cirurgias eletivas. A SES também levará mutirões de vesículas e hérnias umbilicais para o interior do Estado.
Novo hospital
O canteiro de obras da construção do hospital de 100 leitos também foi vistoriado por Ricardo Murad, acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Victor Mendes; do prefeito Filuca Mendes e do subsecretário José Márcio Leite - que também é presidente da Academia Pinheirense de Letras. “A governadora Roseana Sarney está implantando o maior programa de saúde pública do país, ajudando os prefeitos a implantar o perfil mínimo e interligando as unidades de saúde para fortalecer o sistema”, acrescentou.
José Márcio Leite declarou que a construção do hospital macrorregional era um sonho de todo o povo da Baixada. “Ele vai oferecer todas as cirurgias eletivas e terá condições de atender casos de alta complexidade do materno infantil à urgência. Vamos oferecer a nossa população uma medicina de altíssima qualidade para acabar com o sofrimento das pessoas que precisam atravessar a baía em busca de atendimento em São Luis”, enfatizou. Toda a parte de terraplanagem já foi concluída.
Saiba Mais
- Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
- Programa Melhor em Casa tem 68 equipes no Maranhão
- Ministério destina recurso para compra de testes de gravidez no Maranhão
- Programação oferece ações gratuitas de prevenção e tratamento para diabetes em São Luís
- Ação oferece exames gratuitos de pressão ocular e fundo de olho em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.