Urgente

Helicóptero com presidente do Irã sofre acidente e cai em Varzaqa

Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão em viagem oficial para inaugurar uma barragem; TV estatal confirma presença de presidente em aeronave.

Ipolítica, com informações do g1

Atualizada em 19/05/2024 às 11h32
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi (Presidencia Irã / Fotos Públicas)

IRÃ - O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19), conforme informou a TV estatal iraniana. Até o momento da última atualização, as equipes de resgate enfrentavam dificuldades para chegar ao local devido às más condições climáticas, como chuva intensa e ventos fortes.

A Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA) relatou que o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa. Também estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades.

"O estimado presidente e sua comitiva estavam retornando em alguns helicópteros, e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso de emergência devido ao mau tempo e à neblina", confirmou o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal. "As equipes estão a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina, pode demorar um pouco para chegarem ao helicóptero."

A Agência de Notícias FARS pediu que os iranianos orassem pelo presidente do país e divulgou imagens das buscas pelo helicóptero.

Raisi estava viajando pela província iraniana do Azerbaijão Oriental. A TV estatal descreveu a área do incidente como sendo próxima a Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital, Teerã.

O presidente esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações construíram no rio Aras.

Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram qualquer informação sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.