No G20

Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil

Eventual situação arriscaria descumprimento acordo internacional pelo Tribunal de Haia.

Ipolítica

Lula deu declaração enquanto participava da cúpula do G20
Lula deu declaração enquanto participava da cúpula do G20 (Ricardo Stuckert/PR)

NOVA DÉLI - Mesmo acusado de crimes de guerra, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não seria preso caso viesse ao Brasil para a próxima cúpula do G20, em 2024.

A garantia foi dada neste sábado (9) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista a uma TV indiana, em Nova Déli, onde ocorre o encontro do grupo neste fim de semana.

“O que eu posso dizer é que, se eu for presidente do Brasil e se ele [Vladimir Putin] for para o Brasil, não há porque ele ser preso”, declarou.

Lula afirmou que convidará Putin pessoalmente para a próxima cúpula, quando os dois e encontrarem em 2024, na Rússia, no próximo encontro do Brics.

“Antes do G20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou no Brics na Rússia no próximo ano (…) Todo mundo vai para a reunião do Brics, e espero que também venham para o G20 no Brasil”, disse. “Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil”.

Adesão - A declaração chamou atenção porque o Brasil assinou, em 2002, sua adesão ao Estatuto de Roma, passando a fazer parte do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. E a entidade expediu uma ordem de prisão contra Putin.

Assim, se Lula não determinar a prisão de Putin caso ele venha ao Brasil, o presidente estará descumprindo um acordo internacional do qual o país é signatário.

Confira a declaração de Lula na íntegra:

“Antes do G20 no Brasil, tem o Brics na Rússia. E eu vou no Brics na Rússia. Eu acho que o primeiro-ministro [da Índia, Narendra] Modi também vai, Xi Jinping [da China] também vai, África do Sul também, Arábia Saudita também, Emirados Árabes, Egito. Então, todo mundo vai no Brics. Então, eu espero que eles também venham para a cúpula do G20 no Brasil. No Brasil, eles vão sentir um ambiente de paz. Então eles vão sentir que, no Brasil, a gente gosta de música, de Carnaval, futebol, mas a gente gosta de paz. E a gente gosta de tratar bem as pessoas. Então, acredito que o Putin pode ir facilmente ao Brasil. Eu posso te dizer que, se eu sou o presidente do Brasil e se ele vem para o Brasil, não tem porque ele ser preso”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.