SÃO LUÍS – No último sábado (25), o Nepal – país asiático localizado na região dos Himalaias – foi atingido por um terremoto de magnitude 7.8 na escala de Richter, deixando mais de 3,2 mil mortos. A maior parte das mortes ocorreu no próprio país, mas, também, foram registradas na Índia, China e Bangladesh – onde, também, se sentiu o sismo.
Leia também:
"Não queiram viver isso", desabafa maranhense que presenciou terremoto no Nepal
Quase um milhão de crianças precisam de ajuda humanitária no Nepal, estima Unicef
O desastre natural já é considerado o pior na região nos últimos 80 anos.
Abaixo, listamos os mais fortes terremotos da história desde 1900:
Magnitude 9.5 – Chile, 1960: ocorrido em 22 de maio, teve como epicentro a cidade de Valdívia. O sismo matou duas mil pessoas e criou um maremoto com ondas de 10 metros, que atingiram outros países banhados pelo Oceano Pacífico.
Magnitude 9.2 – Alasca (Estados Unidos), 1964: com epicentro na região de Prince William Sound, o abalo sísmico fez 15 vítimas e produziu maremoto matando outras 128 pessoas.
Magnitude 9.1 – Sumatra (Indonésia), 2004: naquele 26 de dezembro, a ilha foi atingida pelo tsunami – termo popularizado nesse episódio – produzido por um terremoto de magnitude 9.1, com epicentro no mar. Mais de 230 mil pessoas em 14 países da região morreram.
Magnitude 9.0 – Japão, 2011: o sismo teve epicentro no Oceano Pacífico, a 400 km de Tóquio, a uma profundidade de 32 km, e criou ondas gigantes de 10 metros, com velocidade de 800 km/h antes de atingir a costa japonesa. Mais de 13 mil mortes confirmadas, e 16 mil desaparecidos.
Magnitude 9.0 – Rússia, 1952: o abalo sísmico na península de Kamchatka, extremo leste do país, produziu ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos de até US$ 1 milhão. Nenhuma pessoa morreu nesse episódio.
Magnitude 8.8 – Chile, 2010: em 27 de fevereiro, um terremoto de magnitude de 8.8, com epicentro no mar da região de Bío-Bío, atingiu o Chile matando mais de 800 pessoas, e 20 mil desabrigados.
Magnitude 8.8 – Equador, 1906: o sismo atingiu a costa do Equador e matou 1,5 mil pessoas, e chegou a chegou a ser sentido em San Francisco (Estados Unidos) e até no Japão.
Magnitude 8.7 – Alasca, 1965: o terremoto produziu um maremoto com 10 metros de altura na ilha de Shemya e, apesar disso, causou poucos danos.
Magnitude 8.7 – Sumatra, 2005: três meses após o famoso tsunami, em 28 de março 2006, a ilha foi, novamente, atingida por outro tremor, dessa vez em terra firme, de magnitude 8.7; mais de 1,3 mil pessoas morreram.
Magnitude 8.6 – Tibete (China), 1950: o abalo sísmico causou a morte de mais de 1,5 mil pessoas no Tibete e na província indiana de Assam.
Saiba Mais
- Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google
- Terremoto de 7,3 graus atinge o norte do Chile
- Brasileira relata momentos de pavor durante terremoto em Nova York
- Centro de Sismologia Europeu registra tremor de magnitude 4,7 em Cururupu
- Tremor de terra é registrado em Paraibuna, no interior de SP
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.