Mesa Diretora

Seis novos vereadores se unem e vencem eleição em Miranda do Norte

Beto Carvalho, empossado recentemente após cassação de seis vereadores e recontagem de votos pelo TSE, foi eleito presidente.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 03/03/2023 às 10h06
Chapa eleita em Miranda do Norte: Tasso Augusto, Diego Amorim, Beto Carvalho e Lea Silva
Chapa eleita em Miranda do Norte: Tasso Augusto, Diego Amorim, Beto Carvalho e Lea Silva (Divulgação)

MIRANDA DO NORTE - Os seis novos vereadores empossados pela Justiça Eleitoral depois da cassação de seis parlamentares no município de Miranda do Norte, se juntaram e venceram a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal na noite da última quinta-feira. 

Beto Carvalho (PSD), que foi um dos seis vereadores que assumiram mandato em fevereiro deste ano, foi eleito presidente. Ele concorreu em chapa única.

Diego Amorim (PSC), que também foi beneficiado pela recontagem de votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou na primeira vice-presidência. 

Lea Silva foi eleita primeira secretária da Mesa e Tasso Augusto Carneiro (Patriotas) o segundo secretário da Mesa Diretora. 

Da nova composição de direção da Câmara Municipal, apenas Lea Silva já exercia mandato na Casa. 

Os vereadores derrotaram a chapa liderada pelo vereador Júnior Pereira.

Leia também: TRE mantém decisão que cassou mandatos de seis vereadores de Miranda do Norte

Cassação

No início de fevereiro deste ano os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rejeitaram embargos protocolados por seis vereadores de Miranda do Norte já cassados anteriormente e mantiveram decisão anterior que os tirou dos mandatos.

Tiveram os seus mandatos cassados os vereadores Safira Mavão, Francenilson Garcês, Alexandre Reis, Jose Santos, Otávio Colins e Paulino Dourado, todos do Partido Liberal (PL).

Eles foram condenados em setembro de 2022 por uso de candidaturas femininas “laranjas” nas eleições de 2020.

Ao recorrer ao TRE, eles alegavam questões processuais envolvendo a mudança de advogados de defesa, mas, segundo o procurador regional eleitoral no Maranhão Hilton Melo, os recursos eram “meramente protelatórios”.

O parecer do representante ministerial acabou embasando a decisão final.

Logo em seguida a Justiça Eleitoral realizou a recontagem de votos e os seguintes vereadores foram diplomados e empossados: Beto Carvalho; Diego Amorim; Tasso Augusto Carneiro; Jackson do Galeto (PMN); Kerret do Prata (PMN) e Marcelo Quaresma (Solidariedade).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.