MATINHA – Um redemoinho assustou moradores da zona rural do município de Matinha no fim de semana. O fenômeno foi visto em uma área alagada, no povoado Itans, e atingiu uma chácara. No momento não chovia na região.
O telhado da residência ficou destruído com a passagem do redemoinho que foi registrado com câmera de celular por moradores. Não há informação de feridos.
O fenômeno visto em Matinha, tratou-se de um redemoinho de vento, também conhecido como dust devil, segundo o meteorologista no Núcleo de Geoprocessamento (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Hallan Cerqueira.
"Os redemoinhos, que não são furacões ou tornados, se formam da mesma forma só que em uma dimensão bem menor", explica o professor Cláudio Castro do curso de Geografia da UEMA. "Existe uma área do solo que é mais aquecida que o seu entorno, e aí o ar começa a subir. Subindo, ele atrai o ar que está em volta dele, isso faz com que esse vento vá ficando circular."
Segundo o professor, o redemoinho de Matinha deve ter sido formado dessa maneira e não deve ter criado muita força.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.