LEVANTAMENTO

Maranhão registra menor taxa de desemprego desde 2012

Os dados divulgados hoje pelo IBGE apontam uma conjuntura de melhora no mercado de trabalho em várias regiões do país

Ipolítica

Carteira de trabalho digital
Carteira de trabalho digital (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

MARANHÃO - Divulgada pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral mostra que o Maranhão registrou uma queda significativa da taxa de desocupação ao passar do 1º para o 2º trimestre de 2025. A taxa recuou de 8,1% para 6,6%, ficando abaixo tanto do trimestre anterior quanto do 2º trimestre de 2024, quando a desocupação no estado era de 7,3%.

Segundo os dados apontados, o 2º trimestre de 2025 marcou a menor taxa de desocupação para um 2º trimestre desde 2012. Além disso, o estado registrou o segundo maior volume de pessoas ocupadas em toda a série — outro indicativo de melhora no mercado de trabalho maranhense durante o período.

Leia também: MPMA abre licitação para R$ 421 mil em celulares novos

No panorama nacional, a PNAD mostra que a taxa média de desocupação também atingiu o menor nível desde 2012: 5,8%. A queda na taxa ocorreu em 18 das 27 unidades da federação, enquanto nas outras nove o número ficou estável na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres.

As maiores taxas de desocupação no país foram registradas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%). Por outro lado, os menores percentuais apareceram em Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).

Doze estados atingiram no 2º trimestre o menor nível de desemprego já registrado pela série histórica. As mínimas históricas por unidade da federação, conforme o levantamento, foram registradas em: Amapá (6,9%), Rio Grande do Norte (7,5%), Paraíba (7%), Alagoas (7,5%), Sergipe (8,1%), Bahia (9,1%), Minas Gerais (4%), Espírito Santo (3,1%), São Paulo (5,1%), Santa Catarina (2,2%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Mato Grosso do Sul (2,9%).

Os dados divulgados hoje pelo IBGE apontam uma conjuntura de melhora no mercado de trabalho em várias regiões do país, com destaque positivo para o desempenho do Maranhão no segundo trimestre de 2025

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.