Previsão do Tempo

Quase todo o Maranhão fica sob alerta amarelo de chuvas e ventos intensos até sexta-feira (8)

Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente a Defesa Civil.

Imirante.com

Previsão é de chuva em quase todo o Estado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Previsão é de chuva em quase todo o Estado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - Até sexta-feira (8), a maioria das cidades do Maranhão fica sob alerta amarelo de chuvas e ventos intensos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h). 

Dos 217 municípios maranhenses, apenas Alto Parnaíba não recebeu este alerta válido até sexta.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, o cidadão não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, o Inmet sugere o desligamento de aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Alerta amarelo de chuva para quase todo o Maranhão. (Arte: Divulgação/Inmet)
Alerta amarelo de chuva para quase todo o Maranhão. (Arte: Divulgação/Inmet)

Março deve ser o mês mais chuvoso do ano, como já havia adiantado o laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Leia também:

Chuvas podem contribuir para o aumento de pragas urbanas, alerta Aprag

O laboratório da Uema, no entanto, não descarta que, apesar de ser historicamente o mês mais chuvoso no Maranhão, março termine com um volume de chuvas abaixo média histórica por conta do fenômeno El Niño, que atinge a região e eleva as temperaturas desde o final de 2023.

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Não estacione próximo a torres de transmissão;

▪️ Evite áreas de inundação;

▪️ Não se abrigue debaixo de árvores. Pode haver quedas e descarga elétrica;

▪️ Procure um local seguro.

Veja também os cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.