Previsão do Tempo

Litoral do Maranhão tem sexta-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora

No Maranhão estão em vigor alertas amarelo e laranja de chuvas intensas.

Imirante.com

Atualizada em 16/02/2024 às 10h37
Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - A segunda quinzena de fevereiro começa mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade. Bairros da capital maranhense e da região metropolitana já registraram chuvarada nesta sexta-feira (16).

No litoral do Maranhão, a sexta-feira é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando. Hoje também pode chover no interior de todos os Estados nordestinos. 

As informações são do site ClimaTempo, que aponta ainda a presença de nuvens carregadas crescendo sobre o Nordeste do Brasil por causa do ar quente úmido que está sobre a região e da presença da Zona de Convergência Intertropical, na costa norte do Brasil.

No Maranhão, estão em vigor três alertas de chuvas intensas: dois amarelos, sendo que um inclui o litoral do Estado, e outro alerta laranja que abrange parte do norte e oeste maranhense. Os avisos de chuvas foram lançados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Alertas laranja e amarelos são lançados para o Maranhão. (Arte: Inmet)
Alertas laranja e amarelos são lançados para o Maranhão. (Arte: Inmet)

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Em várias áreas do Nordeste, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes, ainda segundo o site ClimaTempo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.