Abril Azul

Saiba quais unidades de saúde pública do MA atendem pessoas com TEA

No Maranhão, seis unidades de saúde oferecem atendimento especializado para pessoas com autismo, na rede estadual.

Divulgação/SES

Atualizada em 14/04/2024 às 20h05
Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do Olho d’Água, em São Luís, temquase 10 anos de funcionamento.
Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do Olho d’Água, em São Luís, temquase 10 anos de funcionamento. (Foto: Divulgação/SES)

SÃO LUÍS - Abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês de conscientização sobre o autismo, por meio da campanha Abril Azul.

O Abril Azul tem como objetivo ampliar o debate e dar mais visibilidade para informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diminuindo o preconceito e garantindo a inclusão social dessa população, além de destacar a importância de se buscar o atendimento adequado para as pessoas com TEA. 

No Maranhão, seis unidades de saúde oferecem atendimento especializado para pessoas com autismo, na rede estadual.

Um dos locais é o Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do Olho d’Água, em São Luís, com quase 10 anos de funcionamento. O CER é um equipamento especializado em reabilitação física, intelectual e visual de crianças, adultos e idosos. Além de ser uma das unidades de saúde do estado que contam com serviços específicos para pessoas com autismo.

A unidade tem sido responsável pela melhoria da qualidade de vida do filho da dona de casa Jéssica Matias.

“Aqui o meu filho tem atendimento intensivo cinco dias por semana. Ele faz terapia ocupacional, tem atendimento com fonoaudióloga e psicopedagoga. Eu percebo a melhora dele. Ele ainda não fala, mas já se comunica melhor, a percepção de entendimento dele também melhorou, a socialização. São avanços pequenos, mas para a gente que da família é muito importante”, contou.

O CER Olho d’Água atende pacientes com autismo até os 12 anos e oferece os serviços de neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta para pessoas com TEA. 

O CER Olho d’Água fica localizado na Rua Domingos Rodrigues, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O agendamento é feito de forma presencial.

Lucicleia Garcia, técnica de enfermagem, é mais uma das mães que acompanha diariamente o filho nas terapias do CER Olho d’Água. 

“Se ele não fosse atendido aqui, a nossa situação seria bem mais complicada. Como ele precisa de assistência 24 horas eu parei de trabalhar para poder estar com ele nas terapias. Então, eu não teria como pagar por esses serviços. Graças ao acompanhamento que ele tem aqui a ele tem evoluído muito, o comportamento melhorou bastante”, diz.

Yalem Cristina Pereira Pires, diretora-geral do CER Olho d’Água, detalha como são feitos os atendimentos na unidade.

“Nossos atendimentos são diários, de segunda-feira a sexta-feira. Desde os atendimentos intensivos, semi-intensivos, precoce e convencional. Aqui as crianças começam o acompanhamento a partir dos 3 anos de idade. E as famílias são as principais parceiras nesse processo de desenvolvimento. Conversamos constantemente com as mães que nos trazem as perspectivas de melhora dos seus filhos”, explica.

Segundo a diretora-administrativa do local, Ana Eugenia Araújo Furtado, mais de 300 famílias são atendidas no CER Olho d’Água. 

“As crianças que passam pelo CER Olho d’Água têm acesso a uma terapia individualizada, baseada em análise de comportamento aplicado. Aqui ela é atendida por equipe multidisciplinar, o que faz toda a diferença para que a gente alcance resultados excelentes com essa criança”, afirma.

Unidades de referência

Além do CER Olho d’Água, a rede estadual de saúde conta com outras cinco unidades de referência no atendimento de pessoas autistas, sendo 4 na capital e uma em Bacabal.

Pacientes até os 12 anos de idade são atendidos no CER Cidade Operária, Casa de Apoio Ninar e no Shopping da Criança. Embora tenham serviços de referência para pessoas com TEA, as unidades não atendem exclusivamente este público. Para os pacientes acima dos 12 anos o Governo do Maranhão inaugurou, em abril de 2023, o Centro TEA 12+, um serviço exclusivo para adolescentes e adultos com autismo. Em Bacabal, o Shopping da Criança também atende crianças até 12 anos com TEA.

Localizado na Avenida Este 203, o CER Cidade Operária conta com serviços de neuropediatria, ortopedia, otorrinonolaringologia, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo; e terapeuta ocupacional. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e o agendamento é feito de forma presencial e pelo Disque Saúde.

A Casa de Apoio Ninar é mais um equipamento de saúde do Governo do Maranhão que também oferece atendimento para pacientes com TEA. No local são oferecidos serviços de dermatologia, gastropediatria, neuropediatria, ortopedia, pediatria, psiquiatria, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional. Também é possível fazer mapeamento de retina, retinografia e videoeletroencefalograma. 

A Casa de Apoio Ninar fica na Ponta d’Areia, o atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e o agendamento é feito pelo aplicativo do Procon Maranhão.

Já na Avenida Beira-Mar fica o Shopping da Criança de São Luís. No local, crianças com autismo têm acesso a serviços de neuropediatria, pediatria, psiquiatria infantil, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropsicólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, além de eletroencefalograma e laboratório clínico. 

Os atendimentos são de terça-feira a sábado, das 7h às 19, e os agendamentos são feitos pelo Disque Saúde e pelo aplicativo do Procon Maranhão.

Em São Luís, fica localizado o Centro TEA 12+, unidade exclusiva para o atendimento de adolescentes e adultos com TEA com atendimentos em neurologia, educação física, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, musicoterapia e arteterapia. 

O espaço funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Os atendimentos são agendados pelo aplicativo do Procon Maranhão. O Centro TEA 12+ fica na Rua Treze, bairro Cohab Anil I.

Em Bacabal, o Shopping da Criança, localizado na Rua Eusébio Trinta, atende crianças com TEA com serviços de neuropediatria, pediatria, educador físico, psicólogo, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, além de laboratório clínico e eletrocefalograma. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e o agendamento é feito pelo aplicativo do Procon Maranhão e pelo Disque Saúde.

O Disque Saúde Maranhão funciona no telefone (98) 3190 9091.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.