MIRADOR - Nesta quarta-feira (9) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou o envio de 30 agentes da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem há três semanas o Parque Estadual do Mirador, na região sul do Maranhão. A solicitação, feita no sábado (5), foi atendida pelo ministro da justiça, Flávio Dino.
Em suas redes sociais Flávia Alves, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão, afirmou que a primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento para atuar na área.
“Informo que o Ministério da Justiça deferiu a solicitação feita pelo Ibama e a primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento, nesta quarta-feira (09), para atuar na área de sobreposição entre a Terra Indígena Porquinhos e o Parque do Mirador, no Leste do Maranhão. Continuaremos o combate aos incêndios florestais e a situação dos focos de calor na região continuará sendo monitorada com muita atenção. Agradeço ao ministro Flávio Dino pela providência rápida e responsável com as causas ambientais”, anunciou Flávia.
Em nota, o Ministério da Justiça disse que o efetivo deve iniciar as ações até segunda-feira (14). Além dos agentes, 10 veículos também serão utilizados para o trabalho no local.
Solicitação
No último sábado (5) a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a presença da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem há três semanas, o Parque Estadual do Mirador, na região sul do Maranhão.
O Parque Estadual do Mirador, com seus mais de 700 mil hectares, é uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado brasileiro. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que a situação está sob controle, entretanto, os focos se intensificaram nos últimos dias, colocando as equipes que trabalham no local em alerta.
Ao todo, 20 brigadistas trabalham no combate aos focos de incêndio e a maioria, está presente dentro do Parque Estadual. Até o momento, 16 focos de incêndio já foram propagados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.