incêndios florestais

Ibama solicita presença da Força Nacional para auxiliar no combate a incêndios no MA

Operação de combate às chamas já dura três semanas no Parque Estadual do Mirador que é uma das mais importantes das unidades de conservação do cerrado brasileiro.

Imirante.com

Atualizada em 09/08/2023 às 20h16
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que a situação está sob controle, entretanto, os focos se intensificaram nos últimos dias, colocando as equipes que trabalham no local em alerta.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que a situação está sob controle, entretanto, os focos se intensificaram nos últimos dias, colocando as equipes que trabalham no local em alerta. (Foto: Reprodução/TV Mirante/Corpo de Bombeiros)

MARANHÃO - Neste sábado (5) a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a presença da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem há três semanas, o Parque Estadual do Mirador, na região sul do Maranhão.

O Parque Estadual do Mirador, com seus mais de 700 mil hectares, é uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado brasileiro. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que a situação está sob controle, entretanto, os focos se intensificaram nos últimos dias, colocando as equipes que trabalham no local em alerta.

Ao todo, 20 brigadistas trabalham no combate aos focos de incêndio e a maioria, está presente dentro do Parque Estadual. Até o momento, 16 focos de incêndio já foram propagados.

A superintendente do Ibama no Maranhão, Flávia Alves, explica que a principal preocupação é que o incêndio atinja uma região que compreende a Terra Indígena Porquinhos, em Mirador (MA). Ela explica que após monitoramento por imagens de satélite, foi constatado que há focos ainda não controlados na área.

"Após monitoramento, constatamos focos de incêndio florestal, ainda não controlados, no Parque Estadual do Mirador, que ao norte se sobrepõe a Terra Indígena Porquinhos. O Ibama dispõe de brigadas internas treinadas, mas devido a extensão do parque, é necessário um reforço para que o fogo não se propague pela Terra Indígena Porquinhos", explicou Flávia Alves.

Até o momento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda não se manifestou sobre o pedido.

As cidades de Mirador (MA), Balsas (MA) e Fernando Falcão (MA) estão na lista das cidades brasileiras que mais registraram focos de incêndio.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirma que a Força Nacional atuará no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual do Mirador. O efetivo de 30 agentes já está em deslocamento e deve iniciar as ações até segunda-feira (14). Além dos agentes, 10 veículos serão utilizados para o trabalho no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.