Chuvas

36 cidades maranhenses estão em situação de emergência devido às chuvas

Número de cidades afetadas subiu de 33 para 36 nesta quarta-feira (22).

Imirante.com

O Maranhão segue em alerta laranja para chuvas intensas.
O Maranhão segue em alerta laranja para chuvas intensas. (Matheus Soares/ Grupo Mirante)

MARANHÃO - Subiu para 36 o número de cidades maranhenses com situação de emergência decretada pelo governo, devido às fortes chuvas que atingem o Estado. A atualização foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) nesta quarta-feira (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 727 famílias estão desabrigadas e outras 593 estão desalojadas. Ao todo, mais de 18 mil famílias foram afetadas.

Em São Luís, as intensas chuvas registradas na madrugada desta quarta-feira (22) causaram estragos na mureta em frente à Capitania dos Portos, na região da rampa de acesso aos palácios dos Leões e La Ravardière, na avenida Dom Pedro II, no Centro Histórico.

Nesta semana em Barra do Corda, um dos maiores açudes da região não suportou o volume d'água e se rompeu. Já em Pedreiras, quase mil pessoas foram atingidas pelas inundações e cerca de 150 famílias estão desabrigadas depois que o nível do Rio Mearim subiu, tendo ficado mais de quatro metros acima do normal.

O Maranhão segue em alerta laranja, anunciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia na última terça-feira (21). O alerta vale até às 10 horas desta quinta (23), com possibilidade de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). 

Equipes da Defesa Civil Estadual estão nas cidades afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras. Os órgãos estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão.

Veja a lista atualizada das cidades em situação de emergência

Jenipapo dos Vieiras
São Luís
São José de Ribamar
Paço do Lumiar
Raposa
São Benedito do Rio Preto
Viana
Joselandia
Itaipava do Graiaú
Conceição do Lago Açu
Barra do Corda 
São Luís Gonzaga
Arame
Afonso Cunha
Alto Alegre
Barreirinhas
Buriti
Coroatá
Esperantinopolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Lago da Pedra
Pedreiras
Pinheiros
Poção de Pedra
Santa Ines
Santa Luzia
Santo Antonio dos Lopes
São João do CARU
Trizidela
Tumtum
Zé Doca
Boa Vista do Gurupi 
Buriticupu 
Pindaré-Mirim
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.