Exame

Enem 2022 no Maranhão: veja tudo que você precisa saber para o segundo dia de provas

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30.
Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30. (Reprodução Agência Brasil)

MARANHÃO - Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 fazem hoje (20) as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada uma das provas tem 45 questões objetivas. 

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, no horário de Brasília.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova.

Entre as identificações aceitas estão a carteira de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

É recomendado ainda que os participantes levem água e lanche, já que a prova tem longa duração. Também é aconselhável levar no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Transporte gratuito

Neste domingo (20), o transporte semiurbano das regiões metropolitanas de São Luís e de Imperatriz será gratuito para os estudantes que participarão do segundo dia de provas do Enem.

Em nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que fará a regulamentação do benefício, informou que a gratuidade do transporte coletivo semiurbano é direcionada apenas aos estudantes, no horário de 5h às 23h59 deste domingo (20). Para ter direito à gratuidade, o estudante precisa apresentar sua carteirinha eletrônica de passagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.